logotipo da AAPEUA

Newsletter / Edições anteriores

Janeiro 2020

O ano em revista: esforços conjuntos e sucessos partilhados da parceria transatlântica
Embaixador George E. Glass

Este artigo foi publicado em Publico no dia 23 de dezembro de 2019.

O cheiro de castanhas assadas, as luzes que enfeitam a Avenida da Liberdade e jantares acolhedores com família e amigos que nos vêm visitar – tudo isto faz desta a minha época favorita do ano em Portugal. E enquanto desfrutamos da época do Natal e olhamos para o Ano Novo, não quero deixar de expressar a minha mais sincera gratidão ao povo e ao governo português pelo seu compromisso com a nossa parceria transatlântica de longa data.


Ler mais...

De  | 2 Janeiro, 2020 

Setembro 2019

The United States – Portugal Standing Bilateral Commission (SBC) held its 41st session on September 11, 2019, in Washington, D.C., to discuss developments in the bilateral relationship and to explore opportunities to renew and further strengthen the capacity of this longstanding Transatlantic partnership to address critical matters of mutual concern in the international community. The group observed a moment of silence to remember the victims of terrorism.


Ler mais...

De  | 2 Novembro, 2018 

Abril Maio 2019

Em homenagem ao pessoal de segurança e aos polícias do Departamento de Estado e de Portugal já falecidos, o Gabinete de Segurança em Lisboa organizou, no dia 15 de Maio, o Dia em Memória dos Agentes da Paz, que consistiu numa agradável competição em forma de “corrida divertida” e um churrasco, com a presença do Embaixador dos EUA em Portugal, George E. Glass. O Embaixador Glass abriu o evento dando as boas vindas aos convidados e fazendo um momento de silêncio por todos aqueles que, dando a sua vida, fizeram o maior de todos os sacrifícios enquanto protegiam outros.


Ler mais...

De  | 2 Novembro, 2018 

Setembro Novembro 2018

O Embaixador dos E.U.A. em Portugal, George Glass, teve hoje o seu primeiro encontro com o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho. O Embaixador felicitou o Ministro pelo seu novo cargo e afirmou a sua vontade de colaborar com ele para o aprofundamento das relações na área da segurança. O Embaixador elogiou a participação activa de militares portugueses em importantes missões da NATO, UE e ONU por todo o mundo. Falou ainda do compromisso dos Estados Unidos em reforçar os laços militares através da formação, exercícios e intercâmbio. O Embaixador também reiterou a importância estratégica dos Açores na segurança comum.


Ler mais...

De  | 2 Novembro, 2018 

Abril Junho 2018

242º aniversário dos Estados Unidos da América


Para celebrar o 242º aniversário dos Estados Unidos da América, o Embaixador George Glass e a Embaixatriz Mary Glass foram os anfitriões de uma festa tradicional do Dia da Independência na Embaixada Americana em Lisboa. Os Marines apresentaram as bandeiras e a animação musical esteve a cargo do grupo português “Radio One”. O tema deste ano foi “country-western”. Entre os distintos convidados, contaram-se políticos e académicos portugueses e também diplomatas estrangeiros. Todos apreciaram o autêntico espírito de festa do 4 de Julho americano.

Foi uma grande festa! Agradecemos a todos os que vieram e ajudaram a torná-la um sucesso!


Ler mais...

De  | 29 Junho, 2018

Março 2018

O Comandante Supremo Aliado para a Europa, General Curtis M. Scaparrotti, visitou Portugal, dia 02 de Fevereiro

O Comandante Supremo Aliado para a Europa (sigla em inglês, SACEUR), General Curtis M. Scaparrotti, visitou Portugal, dia 02 de Fevereiro de 2018. O General foi recebido pelo Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor Azeredo Lopes e, posteriormente, pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Artur Pina Monteiro.

O Ministro Azeredo Lopes, o Director-geral de Política de Defesa Nacional Nuno Pinheiro Torres e membros do gabinete reuniram-se com o Embaixador Americano em Portugal, George Glass, o General Curtis Scaparrotti e elementos da sua equipa. Esta visita permitiu qua os aliados se encontrassem e discutissem vários tópicos bilaterais e de defesa da NATO.

O General Curtis Scaparrotti, o Comandante Supremo Aliado para a Europa – ou SACEUR – é um dos dois comandantes estratégicos da NATO. O SACEUR  preside ao Comando Aliado de Operações  e, como tal, é responsável perante o Comité Militar pela condução de todas as operações da NATO.

 

Ler mais...


De  | 2 Fevereiro, 2018

Fevereiro 2018

Herro Mustafa, foi no dia 19 de Janeiro à Escola dos Salesianos do Estoril para fazer uma apresentação a alunos de 11º e 12º ano

A Ministra-Conselheira, Herro Mustafa, foi no dia 19 de Janeiro de 2018 à Escola dos Salesianos do Estoril para fazer uma apresentação a alunos de 11º e 12º ano. À chegada foi cumprimentada por dois alunos sírios, Prof. Hugo de Carvalho, coordenador, e Prof. Nelson Silva, na qualidade de membro da direcção da escola e representante máximo dos estudantes do secundário. O programa começou com a projecção de “American Herro”, um documentário sobre a extraordinária história de vida de Herro Mustafa que começa quando, ainda criança, foge com a família do Curdistão Iraquiano para o Dakota do Norte onde cresce chegando a ser a primeira diplomata curda-americana. Herro Mustafa  partilhou com a audiência as suas “Oito Lições para ser um bom Líder”. A Ministra-Conselheira deixou à biblioteca da escola uma colecção de livros em inglês sobre os Estados Unidos.


De  | 19 Janeiro, 2018

Janeiro 2018

Portuguese Prime Minister confirmed to speak at The Economist Events Lisbon Summit

Lisbon, 14th January, 2018 – António Costa, the Portuguese Prime Minister, has confirmed his presence at the 2018 edition of The Economist Events’ Lisbon Summit. The Summit will bring together some of the most important players in politics, the economy and society, on 13 and 14 March, in Cascais. Organised by The Economist Events, the Summit will host a leading panel of political and business professionals who will discuss opportunities and strategies for Portugal’s sustainable growth. Speakers who have already confirmed their participation include the Minister of Economy, Manuel Caldeira Cabral; the Secretary of State for Industry, Ana Teresa Lehmann; the Secretary of State for Energy, Jorge Seguro Sanches. This gathering of different stakeholders will place Cascais at the center of an in-depth debate on Portugal, including the evolution of its economy, the implications for other countries inside and outside the euro zone and the opportunities presented to companies.


Ler mais...

Dezembro 2017

Especialistas do Serviço Florestal dos EUA em Portugal

Especialistas do Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) vão estar em Portugal esta semana, ao abrigo do compromisso da Embaixada dos Estados Unidos em apoiar Portugal no seguimento dos incêndios que atingiram o país este verão. Com uma equipa de elite de combate aos fogos florestais e a maior organização de investigação florestal do mundo, o USFS visa manter a saúde, a diversidade e a produtividade de florestas e pastagens.

Ler mais...

De  | 11 Dezembro, 2017 |

Novembro 2017

Embaixador Glass: reforçar laços e cooperação com Portugal

No dia 31 de Outubro, o Embaixador dos Estados Unidos em Portugal, George Glass, foi o orador convidado num almoço-conferência organizado pela Câmara de Comércio Americana em Portugal em parceria com o American Club of Lisbon e a Associação de Amizade Portugal-Estados Unidos (AAPEUA).

No seu discurso o Embaixador elencou as suas prioridades, nomeadamente: o aprofundamento da amizade histórica entre os Estados Unidos e Portugal, o aumento do comércio e investimento e a garantia da segurança comum. Durante o evento George Glass ainda reafirmou o seu apoio às vítimas e famílias afectadas pelos incêndios. O Embaixador esteve recentemente em Viseu, um dos distritos mais afectados, e foram entregues às autoridades portuguesas 50.000 dólares através do Office of U.S. Foreign Disaster Assistance (OFDA) para apoiar os trabalhos de recuperação e de assistência às vítimas.

Ler o discurso compelto

Fonte:  | 31 Outubro, 2017

Junho 2017

Exército americano, Marines, Guarda Nacional do Indiana e do Wyoming participam no exercício militar português ORION 17

Mais de 200 soldados do primeiro batalhão do exército Norte-americano, 503º Regimento da Infantaria, e o 173ª Brigada Aérea, os Marines norte-americanos da Força de Intervenção Especial de Fuzileiros Aeroterrestres de resposta à crise em África (SPMAGTF-CR-AF), bem como a Guarda Nacional do Indiana da Companhia de Vigilância a Longa Distância e aviadores e C-130s da Guarda Nacional Aérea do Wyoming, estão em Portugal para participar no exercício militar ORION 17 entre os dias 5 e 20 de Junho, 2017.

A Encarregada de Negócios Americana Herro Mustafa vai estar em Santa Margarida para conhecer as forças Norte-Americanas participantes, e observar pára-quedistas a saltarem de aviões C-130 da Guarda Nacional Aérea do Wyoming no dia 9 de Junho. Esta operação aérea demonstra a força conjunta dos Aliados da NATO e a vantagem táctica adquirida através da capacidade da 173ª Brigada do Exército Americano de rapidamente juntar forças e poder de combate em exercícios conjuntos com Portugal. A Embaixada também vai estar representada no dia 15 de Junho, no Regimento da Artilharia em Beja.

Embora militares Americanos tenham já participado em outros exercícios ORION anteriores, este ano a participação dos EUA é a maior de sempre neste tipo de exercício, e os vários grupos constituem o maior contingente militar estrangeiro. Para além dos EUA, Espanha, a Força Aérea Portuguesa, e a Cruz Vermelha Portuguesa também participam neste exercício. No total, cerca de 2000 soldados e aviadores: 1600 Portugueses, 130 Espanhóis e 220 Americanos; três C-130, um MV-22 e 100 veículos de rodas.

O ORION é um exercício militar português que decorre anualmente, sendo agendado pelo Chefe do Estado-Maior do Exército e conduzido pelo Comando das Forças Terrestres, e dá destaque à execução de operações de resposta à crise, com um enquadramento de apoio conjunto.

O principal objectivo Português do exercício é certificar oficialmente a Brigada de Reacção Rápida Portuguesa para futuras mobilizações da NATO, da UE ou da ONU. O objectivo estratégico do ORION é o planeamento, controlo e integração de tropas estrangeiras num cenário de combate de alta intensidade e complexidade, para promover a interoperabilidade dos aliados. As missões ORION vão ter lugar em vários locais de Portugal, sendo que a maior parte da actividade vai estar concentrada à volta de Santa Margarida, em Beja.

A nossa colaboração continuada para desenvolver e melhorar a interoperabilidade das forças terrestres é importante para manter a segurança e criar uma capacidade de parceria com os nossos aliados da NATO. Treinar ao lado dos Portugueses e dos nossos Aliados na Europa permite aos EUA manter as relações e a confiança que são necessárias para garantir a segurança dos EUA, da NATO e das nações parceiras. Uma aliança militar forte pode impedir ameaças potenciais ou reais.

Os órgãos de comunicação interessados em receber mais informação deverão contactar o Serviço de Imprensa da Embaixada dos EUA, pelo número 21 770 2439 ou por e-mail para MorenoMV@state.gov.

 

Fonte:  | 8 Junho, 2017

Maio 2017

Esteve em Lisboa o enviado presidencial adjunto americano para a coligação global anti-ISIS

O enviado presidencial adjunto americano para a coligação global anti-ISIS, General Terry Wolff, esteve em Lisboa de 14 a 16 de Maio para encontros com entidades oficiais para palestras sobre os esforços da Coligação para derrotar o ISIS..

No encontro anual do Georgetown Club Portugal, no dia 15 de Maio, organizado pela Embaixada Americana e pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), o General Terry Woll e o antigo ministro português da Defesa António Vitorino falaram sobre “A colaboração EUA-UE no combate ao ISIS e às ameaças transnacionais”. Os discursos de abertura estiveram a cargo da Encarregada de Negócios, Herro Mustafa, do Presidente da FLAD, Vasco Rato, e da Presidente do Georgetown Club Portugal, Paula Redondo. Na sua alocução perante uma plateia de elementos do governo, do sector privado, adidos diplomáticos e militares, comentadores e imprensa, o General Wolff deu uma visão global da luta contra o Estado Islâmico analisando o desafio colocado pelo fluxo de terroristas estrangeiros e o trabalho da Coligação Global para derrotar o ISIS. Ao evento seguiu-se um debate moderado com António Vitorino, perguntas e respostas do público e entrevistas a órgãos locais de informação. No dia 15 de Maio, o General Wolff teve encontros com várias entidades do governo português para falar sobre a Coligação Global de Combate ao ISIS, nomeadamente o Chefe das Forças Armadas, General Artur Neves Pina Monteiro. No Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Gen. Wolff reuniu-se com Luís Cabaço, subdirector geral da Política de Defesa, Virginia Pina, subdirectora para a Política para o Médio Oriente, e João Pedro Antunes, subdirector político para os Estados Unidos, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e África Subsaariana General realçou que a derrota do Estado Islâmico é uma grande prioridade para a administração Trump. Referiu que Portugal tem feito um bom trabalho ao controlar o regresso de combatentes terroristas estrangeiros: “Isto é uma questão da maior importância para nós e o desafio está em saber o que é que cada país está prepara a fazer quanto a isso.” No dia 16 de Maio, O General Wolff foi à Faculdade de Ciências Sociais, educação e administração (FCSEA) da Universidade Lusófona onde, perante uma plateia de cerca de 90 pessoas, nomeadamente estudantes, professores, autarcas e outros, fez uma palestra intitulada “A colaboração EUA-UE no combate ao ISIS e às ameaças transnacionais”.

 

Fonte:  | 16 Maio, 2017

Abril 2017

Congressista Steve Scalise lidera delegação de cooperação energética

O Congressista Norte-americano Steve Scalise (Republicano, Luisiana) esteve em Lisboa, a liderar uma delegação bipartidária de nove membros do Congresso numa visita de três dias a Portugal. A delegação reunir-se-á com os funcionários da Embaixada, líderes parlamentares, representantes do governo, do sector privado, e da NATO para discutir a cooperação EUA-Portugal em questões de energia, bem como defesa e segurança.

Steve Scalise afirmou “Portugal e Estados Unidos da América são aliados fortes e as nossas duas nações têm um profundo compromisso com os valores democráticos. Nós também partilhamos importantes objectivos em matéria de energia, desenvolvimento económico, defesa e segurança internacional.” Scalise disse ainda que ele está “grato pela oportunidade de liderar esta delegação dos meus colegas do Congresso, e estamos ansiosos por trabalhar com os nossos parceiros Portugueses para fortalecer a amizade entre as nossas nações, e tornar o nosso mundo mais seguro e mais próspero.”

Os membros da delegação:

  1. Rep. Steve Scalise (R-LA 1st) – Majority Whip; Comissão de Energia & Comércio da Câmara
  2. Rep. Cedric Richmond (D-LA 2nd) – Comissão de Segurança Interna; Comissão do Judiciário
  3. Rep. Marcia Fudge (D-OH 11th) – Comissão da Agricultura; Comissão da Educação e Trabalho
  4. Rep. Glenn Thompson (R-PA 5th) – Comissão da  Agricultura; Committee on Agriculture; Comissão da Educação e Trabalho; Comissão de Recursos Naturais
  5. Rep. Tom Graves (R-GA 14th) – Comissão de Dotações
  6. Rep. Jeff Denham (R-CA 10th) – Comissão da Agricultura; Comissão de Recursos Naturais; Comissão de Transportes & Infraestrutura
  7. Rep. Kevin Yoder (R-KS 3rd) – Comissão de Dotações
  8. Rep. Drew Ferguson (R-GA 3rd) – Comissão dos Orçamentos; Comissão de Transportes & Infraestrutura; Comissão da Educação e Trabalho
  9. Rep. Paul Mitchell (R-MI 10th) – Comissão de Supervisão e Reforma do Governo; Comissão de Transportes & Infraestrutura; Comissão da Educação e Trabalho

 

Fonte:  | 11 Abril, 2017

Março 2017

 

 

US NewsA Encarregada de Negócios da Embaixada Americana, Herro Mustafa, visitou no dia 15 de Março a Academia Militar, na Amadora, onde foi recebida pelo Major-General João Botelho Vieira Borges, comandante da academia. A Encarregada discursou perante uma plateia de cerca de 120 pessoas, alunos e pessoal, sobre imigração, perseverança e liderança. No final da sua intervenção, os cadetes trocaram com Herro Mustafa impressões sobre uma variedade de tópicos nomeadamente a liderança e políticas actuais dos Estados Unidos. O encontro encerrou com a entrega de uma distinção a Roberto Alexandre Rosa Ladeiras, cadete sénior da academia.

Ler mais

Fonte: Site da Embaixada dos EUA em Portugal

Fevereiro 2017

 

 

US NewsPrimeiro Discurso do Presidente Trump no Congresso

O Presidente Trump proferiu o seu primeiro discurso no Congresso perante todos os Representantes em 28 de Fevereiro de 2017. Seguem-se trechos do discurso relacionados com política externa: PRESIDENTE: Muitíssimo obrigado. Sr. Presidente da Câmara de Representantes, Sr. Vice-Presidente, membros do Congresso, Primeira-Dama dos Estados Unidos e cidadãos dos Estados Unidos:

No que hoje estamos a testemunhar é a renovação do espírito americano. Os nossos aliados vão descobrir que os Estados Unidos estão mais uma vez prontos para liderar. Todas as nações do mundo – amigas ou inimigas – vão descobrir que os Estados Unidos são um país forte, orgulhoso e livre.

Ler mais

Fonte: Site da Embaixada dos EUA em Portugal

Janeiro 2017

 

 

O Presidente Trump proferiu este discurso na tomada de posse em 20 de Janeiro de 2017.

Sr. Juiz-Presidente Roberts, Presidente Carter, Presidente Clinton, Presidente Bush, Presidente Obama, concidadãos americanos e pessoas de todo o mundo: obrigado. (Aplausos)

Nós, cidadãos dos Estados Unidos, estamos agora reunidos num grande esforço nacional para reconstruir o nosso país e restaurar a promessa a todo nosso povo. Juntos, determinaremos o curso dos Estados Unidos e do mundo por muitos e muitos anos. Enfrentaremos desafios. Enfrentaremos dificuldades. Mas faremos o trabalho.

Ler mais

Fonte: Site da Embaixada dos EUA em Portugal

Janeiro 2017


António Neto da Silva

Discurso do Presidente da AAPEUA, no almoço de despedida ao Senhor Embaixador Americano, Robert Sherman:

About one year ago, the Lawyer Pedro Rebelo de Sousa invited a number of his friends and clients to the screening of the movie “Spotlight” simultaneously in two of the Amoreiras Shopping movie rooms. This film, which no one should fail to watch, showed child abuse by those who most should care for them. It was a shocking movie, a true story.
At the end of the movie, all of us got together in one of the rooms to hear Robert Sherman speak about the background of that story. And all of us could see a MAN, getting back to a past and painful experience that you could notice in his voice, in his wet eyes and on his face. A strong MAN. I then learnt that Robert Sherman had the central role as a lawyer defending the abused children. Given the strength of the Institutions to which offenders wrongly belonged, being the lawyer of the abused children demands an enormous courage and an enormous heart. When I spoke with Robert after the speech he told me: “António, I cried every day during that period, I still cry today when I remember the details of what happened”. This is the MAN who we had the privilege to have as Ambassador of the USA in Portugal.
When we find a Great Man, shoulder to shoulder there is always a Great Woman. Thank you too, Kim, for being always present.
We will never forget you.

António Neto da Silva
Lisboa, 13 de Janeiro de 2017 – Farewell Lunch
AAPEUA/ACL/AmCham

Julho 2016
Gabinete do Embaixador

Nicholas Kralev e as Eleições Americanas

No âmbito das actividades desenvolvidas sobre o tema das eleições, a Embaixada Americana trouxe a Portugal Nicholas Kralev que, entre 2 e 10 de Novembro, fez diversas palestras a propósito do impacto que as eleições nos Estados Unidos, tanto as presidenciais como para o congresso, têm sobre a política externa americana.

“Ninguém sabe de facto, nem o próprio Trump sabe, o que vai acontecer”, afirmou o especialista em política externa americana, Nicholas Kralev. Dizendo ainda que “a vida na Casa Branca é muito diferente. Trump vai descobrir que há muitas restrições quanto àquilo que o Presidente pode fazer.”

Na sua viagem por Portugal, Kralev encontrou-se com o director do Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Embaixador Freitas Ferraz, e o Presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros, Sérgio Sousa Pinto. Foi orador num seminário da Câmara de Comércio Americana e deu uma palestra American Club. Kralev também esteve nos American Corners da Universidade de Lisboa, de Aveiro e do Porto. E deu aulas nas universidades de Coimbra, do Minho e do ISCTE em Lisboa.

Nicholas Kralev é escritor e empreendedor especializado em diplomacia internacional, estratégia de comunicações e viagens, tendo o seu trabalho feito com que visitasse quase 100 países. Antigo correspondente do Financial Times e do Washington Times, testemunhou em primeira mão o comportamento da diplomacia americana quando acompanhou quatro Secretários de Estado americanos em viagens por todo o mundo: Hillary Clinton, Condoleezza Rice, Colin Powell e Madeleine Albright. É o fundador e CEO da Kralev International LLC, uma empresa de consultoria e formação em três áreas práticas: relações internacionais, comunicações e aviação. É também o apresentador e produtor da série de televisão sobre diplomacia Conversations with Nicholas Kralev. É o autor de America’s Other Armye Decoding Air Travel. É colaborador do The Atlantic, Foreign Policy Magazine e do The Huffington Post e tem aparecido nos canais NPR, CNN, BBC, Fox News, C-SPAN e estações locais em todos os pontos dos Estados Unidos e por todo o mundo.

Veja aqui algumas imagens deste programa: http://ow.ly/C9xY306jrNy

 

Fonte: Site da Embaixada dos EUA em Portugal

Julho 2016
Gabinete do Embaixador

Recepção do Dia da Independência

Para festejar o Dia da Independência dos Estados Unidos, o Embaixador Americano em Portugal, Robert Sherman, e a mulher, Kim Sawyer, ofereceram uma recepção ao ar livre nos jardins da Embaixada em Lisboa. Um número expressivo de portugueses de áreas diversas como política, negócios, cultura e academia, assim como convidados internacionais aceitaram o convite para se juntarem à celebração do 240º aniversário da adopção da Declaração da Independência. No seu discurso o Embaixador Sherman destacou o significado e a intemporalidade do discurso “Four Freedoms” feito pelo Presidente Franklin Roosevelt há 75 anos, a que seguiu um brinde aos convidados com os votos de um serão bem passado.

Gostaríamos de agradecer a todos os que vieram e convidá-los a ver outras imagens da festa aqui: http://ow.ly/Yi0V302A0fF

Discurso do Embaixador

 

Fonte: Site da Embaixada dos EUA em Portugal

Outubro 2015
Gabinete do Embaixador

Directora da Missão da NASA a Plutão em Portugal

A convite da Embaixada dos EUA, Alice Bowman, directora operacional da missão da NASA a Plutão, esteve em Portugal de 5 a 9 de Outubro. A agenda de Ms. Bowman levou-a ao Porto, Braga, Aveiro, Lisboa, Reguengos de Monsaraz e Ponta Delgada onde partilhou a sua experiência como líder desta incrível missão para chegar a novos horizontes.

Nas palavras do Embaixador Sherman quando a apresentou no Alqueva, “Esta atracção da humanidade pelo espaço inspira-nos a todos. Eu sei que o trabalho de Ms. Bowman e todos os seus colegas do Applied Physics Lab e da NASA são para mim uma inspiração… A forma como a ciência e a tecnologia pode melhorar as nossas vidas só é limitada pela nossa imaginação e capacidade de pôr em prática boas ideias através da inovação e do empreendedorismo.”

De um modo científico mas cativante, Alice Bowman falou dos excitantes desafios que a ciência apresenta, da sua carreira, do Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory e da missão New Horizons a Plutão.

 

Fonte: Site da Embaixada dos EUA em Portugal

Julho 2015
Gabinete do Embaixador

Secretário da Energia dos EUA em Portugal

Na sua primeira visita oficial a Portugal, o Secretário da Energia dos Estados Unidos, Ernest Moniz, foi galardoado pelo Presidente Cavaco Silva com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e encontrou-se com o Primeiro Ministro Passos Coelho. O Secretário Moniz foi orador convidado numa conferência que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, sobre “Os Novos dDsafios da Energia” que contou com a participação do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva.

O Embaixador Sherman deu uma recepção na sua residência em honra do Secretário da Energia Ernest Moniz onde compareceram figuras proeminentes da cena política, académica e científica do país.

Físico Nuclear e neto de açorianos, Ernest Moniz integra a equipa do Presidente Obama desde 2013.

Imagens desta visita

 

Fonte: Site da Embaixada dos EUA em Portugal

Julho 2015
Gabinete do Embaixador

Festa da Independência dos EUA em Lisboa

No dia 3 de Julho, o Embaixador Americano em Portugal, Robert Sherman, e a Embaixatriz Kim Sawyer deram uma recepção na Embaixada para celebrar o 239º aniversário da Independência dos Estados Unidos da América. No final do seu discurso, o Embaixador Sherman fez um brinde com vinho da Madeira e destacou os fortes laços históricos e culturais entre o vinho da Madeira e os EUA, reproduzindo assim o brinde feito há 239 anos quando a Declaração da Independência foi assinada.

Discurso do Embaixador
Fotos do evento

 

Fonte: Site da Embaixada dos EUA em Portugal

Dezembro 2014
Gabinete do Embaixador

US newsEmbaixador Sherman em Campanha pelo TTIP no Norte

O Embaixador Sherman levou a campanha de promoção e discussão do TTIP de volta à estrada, desta vez dirigindo uma delegação que esteve no Norte de Portugal nos dias 17 e 18 de Dezembro.

O grupo visitou fábricas que produzem uma variedade de produtos na área do vestuário, calçado e têxtil e que são propriedade de empresas como a Lameirinho, Carlos Santos, Luís Onofre, A. Ferreira e Filhos e CITEVE.

Para além das visitas às fábricas, da agenda também constaram debates na Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS) e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras – Politécnico do Porto e a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP).

...da agenda também constaram debates. (Foto: Embaixada dos EUA)Esta campanha sobre o TTIP do Embaixador Sherman começou em Setembro no Alentejo com uma viagem numa Harley, seguindo-se outra ao Centro de Portugal num Ford Mustang e um Ford eléctrico do mais moderno a 22 e 23 de Outubro. Esta campanha pretende chamar a atenção para os potenciais benefícios económicos de um acordo comercial entre Portugal e os EUA.

Mais informação sobre as viagens do Embaixador Sherman pelo país publicada no Twitter (#AmboRide)

 

Fonte: Site da Embaixada dos EUA em Portugal

Setembro 2014
Gabinete do Embaixador
Informação Bimestral da Embaixada dos EUA em Lisboa

US newsMENSAGEM DO EMBAIXADOR SHERMAN

Olá a todos!

Tivemos um Verão bastante activo na Embaixada e estamos a planear uma grelha de programas bastante interessantes para os próximos meses.

Os Estados Unidos estão muito orgulhosos da aliança de longa data com Portugal e o empenho demonstrado pelos portugueses bem como os outros parceiros da NATO na recente Cimeira que decorreu no Reino Unido. Esta cimeira foi o testemunho desta parceria que constitui o alicerce da nossa aliança de segurança transatlântica, particularmente à luz da instabilidade e da propagação do conflito armado no leste da Europa.

Newsletter do Gabinete do Embaixador > Ler mais

Abril 2014
Gabinete do Embaixador
Informação Bimestral da Embaixada dos EUA em Lisboa

MENSAGEM DO EMBAIXADOR SHERMAN

Saudações a todos!

O meu nome é Robert Sherman e estou muito entusiasmado por ter sido escolhido pelo Presidente Obama e o povo americano como novo Embaixador dos Estados Unidos da América em Portugal.

Vindo da região de Boston, onde vive a maior concentração de Luso-Americanos nos Estados Unidos, é com grande orgulho que assumo a missão não só de representar os Estados Unidos mas também, fazer o meu melhor para contribuir e fortalecer, da melhor maneira possível, os laços que unem os dois países desde há mais de duzentos anos quando Portugal se tornou um dos primeiros países a reconhecer a independência dos Estados Unidos.

Newsletter do Gabinete do Embaixador > Ler mais

Fevereiro 2014
Gabinete do Encarregado de Negócios
Informação Bimestral da Embaixada dos EUA em Lisboa

MENSAGEM DO ENCARREGADO DE NEGÓCIOS JOHN OLSON

Um bom ano para os nossos leitores!

Com o iniciar de 2014, há que reflectir sobre um ano pleno de eventos que já passou e nas oportunidades que o novo ano trará aos nossos dois países. A Embaixada dedicou a maior parte do seu tempo a trabalhar arduamente num vasto número de programas e visitas oficiais por todo o país. Nesta edição da newsletter, realçamos o sucesso destas actividades e, em termos mais globais, o acordo sobre o programa nuclear iraniano.

Newsletter do Gabinete do Encarregado de Negócios > Ler mais

Novembro 2013
Gabinete do Encarregado de Negócios
Informação Bimestral da Embaixada dos EUA em Lisboa

MENSAGEM DO ENCARREGADO DE NEGÓCIOS JOHN OLSON

Feliz Dia de Acção de Graças!

Como já devem saber, o dia de Acção de Graças é um dos feriados mais emblemáticos e relevantes do calendário americano. É uma altura do ano em que nos dedicamos à família, agradecemos aquilo que temos e é também um tempo de caridade.

Newsletter do Gabinete do Encarregado de Negócios > Ler mais

Setembro 2013
Gabinete do Encarregado de Negócios
Informação Bimestral da Embaixada dos EUA em Lisboa

US newsMENSAGEM DO ENCARREGADO DE NEGÓCIOS JOHN OLSON

Saudações! É com grande prazer que estou uma vez mais em Portugal na Embaixada Chargé d'Affaires a.i. John Olson (Photo: US Embassy Lisbon)Americana, onde já fui Conselheiro de Gestão no período de 2003-2007. Após quatro maravilhosos anos em Lisboa, a única forma de acalmar a minha saudade foi regressar a este lindo país.

Newsletter do Gabinete do Encarregado de Negócios > Ler mais

Março 2013
Gabinete do Embaixador
Informação Bimestral da Embaixada dos EUA em Lisboa

US newsMENSAGEM DO EMBAIXADOR KATZ

Promover o crescimento económico em ambos os lados do Atlântico tem estado nas manchetes no mês passado. A decisão tomada pelos líderes dos Estados Unidos e da Europa para dar início às negociações para um acordo de comércio e de investimento reflecte a convicção amplamente partilhada de que o comércio e investimento transatlântico podem ser um catalisador para a criação mútua de emprego, crescimento e aumento da competitividade. Em Portugal, como parte dos nossos esforços para apoiar o empreendedorismo e a inovação, a Embaixada convidou recentemente Giuseppe Gramigna da Administração das Pequenas e Médias Empresas dos EUA para partilhar as melhores práticas com os seus homólogos portugueses.

Newsletter do Gabinete do Embaixador > Ler mais

Novembro 2012
Gabinete do Embaixador
Informação Bimestral da Embaixada dos EUA em Lisboa

NOITE DAS ELEICÕES E O RESULTADO ELEITORAL

Na noite do dia 6 de Novembro, a Embaixada Americana em Lisboa organizou a Noite das Eleições em parceria com o Clube Americano, onde os convidados puderam assistir em directo à cobertura da Eleição Presidencial Americana. Este evento decorreu no Hard Rock Café, na baixa de Lisboa e contou com a presença de cerca de 350 convidados. Os convidados participaram num simulacro de eleição presidencial e tiveram a oportunidade de tirar fotografias com réplicas dos dois candidatos. Ecrãs gigantes e vários televisores mostraram em directo as previsões, à medida que o encerramento das urnas foi acontecendo nos vários estados americanos...

Newsletter do Gabinete do Embaixador > Ler mais

Março 2012
Gabinete do Embaixador
Informação Bimestral da Embaixada dos EUA em Lisboa

MENSAGEM DO EMBAIXADOR KATZ

Liderança. A palavra é hoje amplamente utilizada, e num largo número de sectores, mas o debate continua animado sobre quais os requisitos que fazem um líder. E talvez o motivo resida no facto de tantas competências e tão vasto conhecimento serem necessários para permitir uma boa liderança. Já todos percebemos que um líder não é aquele que grita, mas o que sabe inspirar. Ainda assim, não há uma receita única...

Newsletter do Gabinete do Embaixador > Ler mais

Janeiro 2012
Gabinete do Embaixador
Informação Bimestral da Embaixada dos EUA em Lisboa

MENSAGEM DO EMBAIXADOR KATZ

Feliz Ano Novo! É com satisfação que nesta primeira edição de 2012 destaco a Cimeira da NATO em Chicago, assim como um conjunto de iniciativas da Embaixada: a palestra do astronauta da NASA na Universidade do Minho; a visita da Escola Bento Carqueja ao USS Bataan; o lançamento, em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, do fórum sobre Empreendedorismo e Inovação; a palestra de Monica Dodi e o concerto do Quinteto de Metais, Five Star Brass em Lisboa. Estes tópicos reflectem não só um amplo leque de assuntos em que os EUA e Portugal estão a trabalhar em conjunto, como também a nossa partilha de valores e os nossos laços de amizade...

Newsletter do Gabinete do Embaixador > Ler mais

10 de Novembro
2011
Gabinete do Embaixador
Informação Bimestral da Embaixada dos EUA em Lisboa

O Presidente Barack Obama recebeu o Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva na Casa Branca no dia 9 de Novembro. Esta foi uma oportunidade para o Presidente Obama retribuir a hospitalidade na sua visita a Lisboa, em Novembro de 2010. Um número significativo de assuntos foram abordados, incluindo a parceria dos EUA e Portugal na NATO e a cooperação no Conselho de Segurança das Nações Unidas, ao qual Portugal preside actualmente. Os dois presidentes falaram também sobre a revitalização da Comissão Bilateral EUA-Portugal, o apoio dos EUA a Portugal para a implementação do programa de reformas do FMI-UE e os vários aspectos das relações bilaterais existentes.

Newsletter do Gabinete do Embaixador > Ler mais

14 de Julho
2011
Gabinete do Embaixador
Informação Bimestral da Embaixada dos EUA em Lisboa

A 4 de Julho, os americanos em todo o mundo celebram o Dia da Independência dos EUA. Gostaria de desejar aos meus compatriotas americanos um “Feliz 4 de Julho!” e agradecer aos amigos portugueses o apoio e a hospitalidade demonstrados ao longo deste ano. Espero que tenham oportunidade de ler a declaração que fiz durante a cerimónia oficial do Dia da Independência. (Discurso do 4 de Julho).
Nesta segunda edição da nossa newsletter, gostaria de chamar a vossa atenção para três temas a que temos dedicado particular atenção nos últimos tempos: a Primavera Árabe, o rumo a seguir no Afeganistão e o compromisso dos EUA para com a protecção de dados pessoais. Também terão oportunidade de ler sobre o que temos feito na Embaixada, incluindo uma iniciativa particularmente interessante para professores de Inglês.

Newsletter do Gabinete do Embaixador > Ler mais

14 de Outubro
2010
Novo Embaixador dos EUA para Portugal

Allan J. Katz, da Florida, foi nomeado Embaixador dos Estados Unidos em Portugal pelo Presidente Barack Obama, em Novembro de 2009. Esta nomeação foi unanimemente confirmada pelo Senado em Março de 2010. O Embaixador Katz apresentou credenciais ao Presidente da República Portuguesa, Sua Excelência o Professor Aníbal Cavaco Silva, em 28 de Abril de 2010.

Fonte: Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal

Mais informação:
http://portuguese.portugal.usembassy.gov/ambassador-port.html