logotipo da AAPEUA

16 de Junho de 2008

A AAPEUA celebra o dia de Portugal em Washington

Washington DCA Associação de Amizade Portugal - Estados Unidos da América celebrou o Dia de Portugal, das Comunidades Portuguesas e de Camões em Washington, num conjunto de iniciativas que visaram a sua apresentação publica nos EUA.

Iniciando a celebração do Dia de Portugal com uma conferência na Universidade de Georgetown, o Presidente da AAPEUA, António Neto da Silva, traçou o quadro de actuação e os propósitos por que se move a Associação, identificou a pretensão de alargar a sua esfera de actuação aos dois lados do Atlântico ao mesmo tempo em que apelava á filiação dos luso descendentes e dos cidadãos americanos com especial relação com Portugal, garantindo assim a elevação da instituição a parceiro privilegiado no diálogo entre os dois países [ ler discurso ]. Secundado pelo Senhor Embaixador de Portugal naquele país, João de Vallera, foram enaltecidos os propósitos deste tipo de iniciativas uma vez que, no quadro dos desafios que se colocam a Portugal e muito em particular na sua relação com os EUA, o diálogo directo entre sociedades muito contribui para a consolidação dos valores comuns que as unem. Devin Nunes, um dos congressistas federais de origem portuguesa, enalteceu o sentido de missão da Associação e sua importância para o reforço da ligação das comunidades lusas com Portugal. Por fim, o Prof. Vasco Rato, professor convidado a leccionar em Georgetown, traçou o quadro actual da relação entre os dois países.

A delegação da AAPEUA teve oportunidade de participar na recepção oferecida pela Embaixada portuguesa tendo, mais tarde, oportunidade de reunir formalmente com o Embaixador de Portugal, João de Vallera.

Cumprindo o objectivo de promover o reforço da relação com os mais destacados lideres luso-descendentes eleitos para cargos públicos nos EUA, a AAPEUA ofereceu um almoço em honra dos três luso-descendentes eleitos para a Câmara dos Representantes do Congresso dos EUA, Devin Nunes(R); Dennis Cardoza (D) e Jimmy Costa (D), evento em que também participou a convite da AAPEUA o Senador Estadual de Massachusetts, Marc Pacheco. De seguida teve a delegação a convite dos homenageados a oportunidade de visitar o Congresso dos EUA, tendo garantido o seu apoio para a participação e divulgação da AAPEUA nos EUA e, muito particularmente, junto das comunidades portuguesas.
No final do dia, a delegação da AAPEUA foi convidada por um grupo de empresários, académicos e antigos altos funcionários diplomáticos dos EUA para um jantar de apresentação da Associação a estes sectores da sociedade norte-americana.

Como primeiro resultado desta visita, ficou agendada uma visita oficial dos congressistas norte-americanos a Lisboa a convite da AAPEUA para participarem num conjunto de eventos por ela organizados.

A visita foi acompanhada pela TSF e pela RTP, garantindo a devida cobertura mediática.

 

imagem 10 de Junho Washington   imagem 10 de Junho Washington
Delegação portuguesa com Devin Nunes, Jimmy Costa e Marc Pacheco na antiga Câmara dos Representantes do Congresso dos EUA.   Nuno Vasconcellos; Alvaro Covões; Jimmy Costa; Neto da Silva; Vasco Rato; Devin Nunes; Marc Pacheco e Nuno Manalvo na varanda do Congresso dos EUA.
     
imagem 10 de Junho Washington   imagem 10 de Junho Washington
Conferência em Georgetown, Senador Marc Pacheco; Embaixador João de Vallera; Presidente da AAPEUA-António Neto da Silva e o Congressista Devin Nunes.   Nuno Manalvo com Jimmy Costa, Devin Nunes e Marc Pacheco.
     
imagem 10 de Junho Washington
António Neto da Silva na sala do líder da oposição do Congresso dos EUA.
 

imagem 10 de Junho Washington
Delegação portuguesa com o Senador Marc Pacheco e o Capitão Naval Steve Gnassi em Georgtown.

 

DELEGAÇÃO:
Dr. António Neto da Silva – Presidente
Dr. Nuno Vasconcellos
Dr. Nuno Manalvo
Prof. Dr. Vasco Rato
Dr. Alvaro Covões
Dr. Sérgio Furtado (Jornalista TSF)

 

10 DE JUNHO – TERÇA-FEIRA – DIA DE PORTUGAL

10.00h – Conferência de Apresentação da Associação de Amizade Portugal – EUA na Universidade de Georgetown. Edifício ICC, 6ºandar, sala 662.

  • A Associação de Amizade Portugal – Estados Unidos
    António Neto da Silva – Presidente da AAPEUA
  • As Relações Luso-Americanas
    Vasco Rato – Professor Convidado na Universidade de Georgetown
  • Os Portugueses nos EUA
    Devin Nunes (R) – Membro da Câmara dos Representantes – Congresso Federal dos EUA

Encerramento – Embaixador de Portugal nos EUA, João de Vallera

12.00h – Recepção do Dia de Portugal na Embaixada de Portugal nos EUA

13.00h – Almoço oferecido pela AAPEUA em honra dos Membros da Câmara dos Representantes de origem portuguesa Devin Nunes (R); Dennis Cardoza(D) e Jimmy Costa(D). Restaurante Capitol Grill

15.00h – Audiência com os Congressistas Norte-Americanos de origem portuguesa seguida de visita guiada ao Congresso Federal dos EUA.

16.30h – Reunião com o Senhor Embaixador de Portugal nos EUA

19.00h – Jantar com grupo de investidores e académicos norte-americanos com interesses em Portugal.
The Ritz-Carlton Hotel, Georgetown