logotipo da AAPEUA

Abril de 2014

Gabinete do Embaixador
Informação Bimestral da Embaixada dos EUA em Lisboa

header

US newsMENSAGEM DO EMBAIXADOR SHERMAN

Saudações a todos!

O meu nome é Robert Sherman e estou muito entusiasmado por ter sido escolhido pelo Presidente Obama e o povo americano como novo Embaixador dos Estados Unidos da América em Portugal.

Vindo da região de Boston, onde vive a maior concentração de Luso-Americanos nos Estados Unidos, é com grande orgulho que assumo a missão não só de representar os Estados Unidos mas também, fazer o meu melhor para contribuir e fortalecer, da melhor maneira possível, os laços que unem os dois países desde há mais de duzentos anos quando Portugal se tornou um dos primeiros países a reconhecer a independência dos Estados Unidos.

Eu e a minha mulher, Kim Sawyer, esperamos que nos próximos meses possamos ficar a conhecer muitos de vocês, continuar a aprender português, viajar e conhecer Portugal, desde as Ilhas dos Açores e Madeira, a Sagres e Bragança.

Nesta edição da newsletter, gostaríamos de destacar os esforços dos Estados Unidos, ao lado dos nossos parceiros europeus, na procura de uma solução para a crise na Ucrânia.

Temos ainda um sumário dos nossos programas mais recentes, como as visitas-guiadas ao USS Bataan, vários concertos musicais gratuitos por Lisboa e ainda uma série de workshops de desenvolvimento profissional para alunos de programas de intercâmbio do governo dos EUA.

Também tivemos o prazer de organizar uma série de palestras com Peter Chase, um especialista sobre a Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento, com Jamail Larkins, um jovem e bem-sucedido empresário no sector da aviação e ainda com o romancista Luso-Americano Carlos Queirós. A Educação também tem sido um tópico relevante nos últimos meses, pois em parceria com EducationUSA da Fulbright conseguimos organizar várias sessões para promover oportunidades de ensino superior nos EUA. Para o efeito contámos com a nossa rede de American Corners e concluímos com uma feira de universidades norte-americanas em Lisboa, que esperamos repetir no próximo ano!

Espero que, nos próximos meses, participem num dos inúmeros programas interessantes que vamos ter e que continuem ligados a mim e à Embaixada através do Facebook e Twitter. Até já!

US newsCRISE NA UCRÂNIA: OS EUA APOIAM SOLUÇÕES DIPLOMÁTICAS

Como a crise na Ucrânia escalou de protestos internos antigovernamentais em Novembro para a anexação da Crimeia pela Rússia no dia 18 de Março, a comunidade internacional tem estado a trabalhar para atenuar a situação política e a insegurança na região e alcançar uma resolução pacífica através dos canais diplomáticos.

Os Estados Unidos marcaram a sua posição através de palavras fortes e acções. O Secretário de Estado Kerry assumiu sistematicamente o compromisso dos EUA para com o povo da Ucrânia e o direito da Ucrânia em determinar o seu futuro.

Entretanto, os Estados Unidos e a União Europeia emitiram sanções políticas e económicas contra vários responsáveis russos.

No dia 24 de Março, o Presidente Obama convocou de urgência uma reunião dos G-7, excluindo a Rússia, para elaborar a Declaração de Haia, condenando a tentativa ilegal da Rússia de anexar a Ucrânia e avisando a Rússia sobre o agravamento das sanções e o isolamento se a situação se deteriorar. As conversas entre Kerry e o Ministro dos Negócios Estrangeiros Russo Sergei Lavrov, no dia 30 de Março, terminaram com o reconhecimento das duas partes sobre a importância de encontrar uma situação diplomática e simultaneamente ir ao encontro das necessidades do povo ucraniano. Durante o encontro, Kerry deixou claro que os Estados Unidos consideram as acções da Rússia na Crimeia ilegais e ilegítimas, e que qualquer processo real deve incluir uma retirada das forças russas da fronteira ucraniana.

Permanecemos firmes no nosso apoio à Ucrânia e no seu caminho face a estabilidade política e económica, para que os ucranianos não sejam forçados a escolher entre a Rússia e o Ocidente, mas que possam criar o seu próprio futuro com relações internacionais viáveis a seu lado.

US newsA PARCERIA TRANSATLÂNTICA DE COMÉRCIO E INVESTIMENTO (TTIP)

Em Julho de 2013, o Presidente Obama, o Presidente do Concelho Europeu, Van Rompuy e o Presidente da Comissão Europeia, anunciaram que os EUA e a União Europeia iriam começar as negociações sobre a parceria transatlântica.

A parceria transatlântica (TTIP – sigla em inglês) procura ser um acordo de comércio ambicioso e abrangente que contribua para o aumento significativo do comércio e investimento entre os Estados Unidos e a UE, para o aumento do crescimento económico, do emprego e competitividade internacional e aborda ainda questões globais de interesse comum.

Se concluído com sucesso, o acordo beneficiará os trabalhadores americanos e europeus, as empresas de todas as dimensões e os consumidores, com o objectivo de eliminar entraves ao comércio em vários sectores económicos, para facilitar a compra e venda de bens e serviços entre a UE e os EUA.

No final da quarta ronda de negociações, o negociador-chefe da UE, Ignacio Garcia Bercero, confirmou que ele e seu homólogo norte-americano, Dan Mullaney, estão empenhados em explorar mecanismos para fazer com que as pequenas empresas tirem proveito do TTIP.

Ambos os negociadores principais dos EUA e UE reafirmaram o seu compromisso em fazer progressos constantes em todas as áreas das negociações ao longo de 2014. E concordaram também em realizar uma nova ronda de negociações em Washington antes do verão.

Por ocasião do seminário "Acordo Transatlântico de Comércio e Investimento entre EUA-UE," no dia 24 de Março, organizado pela Comissão Europeia em Portugal, a Embaixada dos Estados Unidos convidou Peter H. Chase como orador.

Peter Chase integrou a Câmara do Comércio dos Estados Unidos como o seu representante sénior para a Europa, com sede em Bruxelas, em Abril de 2010, e tornou-se vice-presidente para a Europa em Agosto de 2012.

O que está a acontecer na embaixada
US news
 
 

DIRECTOR E PILOTO ACROBÁTICO PROMOVE EMPREENDEDORISMO A JOVENS PORTUGUESES

Jamail Larkins, o “ Empresário nº1 com menos de 30 anos” (de acordo com a Revista Inc.) apresentou várias palestras intituladas “Navegando na Jornada da Vida” na primeira série sobre Inovação & Empreendedorismo dos American Corners, entre os dias 17 e 21 de Marco, nos diversos American Corners em Portugal – na Universidade do Porto(AC@Porto), na Universidade de Aveiro(AC@Aveiro), na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa(AC@FCT-NOVA), e no Instituto Superior Técnico(AC@IST-UTL).

Larkins apresentou ainda várias palestras em diversas escolas secundárias durante a sua visita a Portugal.

Em todos os seus discursos, Larkins fez uma abordagem dos desafios que envolvem a criação de uma empresa e a extrema importância da organização, da pesquisa, do financiamento e da rede de contactos.

Falou ainda sobre as oportunidades de carreira e tendências na indústria da aviação para jovens aspirantes a empreendedores e inovadores.

Os objectivos das várias sessões sobre Empreendedorismo e Inovação organizadas pelos American Corners consistem em trazer oradores para partilhar os seus conhecimentos e experiências com jovens aspirantes a empreendedores e inovadores em Portugal.

US newsROMANCISTA LUSO-AMERICANO PARTICIPA NA SEMANA DO AMERICAN CORNER NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

No dia 11 de Março, o romancista Luso-Americano Carlos Queirós deu uma palestra no American Corner da Universidade de Aveiro (AC@Aveiro), onde foi o convidado de destaque durante segunda semana anual do American Corner da Universidade.

Queirós falou sobre os romances luso-americanos emergentes de diferentes perspectivas, incluindo a sua, e mais tarde leu passagens do seu novo romance, a tragicomédia intitulada "Our Lady of Newark".

Carlos Queirós é descendente de Eça de Queirós, que considera um dos maiores escritores portugueses do séc. XIX. Mais tarde, na mesma semana, Queirós deu uma palestra na Universidade do Minho, na Universidade do Porto (AC@Porto) e também na Universidade de Lisboa (AC@FLUL)

Este ano, a semana do American Corner em Aveiro, incluiu uma mostra de filmes americanos, um concerto de jazz, uma exposição de selos americanos e uma série de sessões informativas sobre a eLibraryUSA e sobre bolsas de estudo da Fulbright.

US newsBANDA DE ROCK DA FORÇA AÉREA NORTE-AMERICANA ACTUA EM ESTAÇÕES DE COMBOIO

Em parceria com a rede ferroviária portuguesa e com a Força Aérea Norte-Americana na Europa, a Embaixada organizou um total de seis concertos, durante as horas de ponta em três das mais movimentadas estacões ferroviárias de Lisboa, entre 10-12 de Fevereiro, que contou com a colaboração da banda de rock da USAFE’s, Touch N’ Go, que esteve em Portugal para actuar num exercício militar da NATO no norte do país.

Apesar do tempo chuvoso lá fora, a série de concertos de três dias, que contou com alguns dos mais recentes hits da música popular americana, atraiu multidões de sorrisos- jovens, idosos, turistas e viajantes. Estima-se que mais de 11,000 pessoas tenham visto os concertos em Lisboa.

US newsESTUDANTES DA ÁREA DE LISBOA E ALUMNI VISITAM O USS BATAAN

Entre 28 de Fevereiro e 1 de Março, a Embaixada dos EUA em Lisboa organizou visitas-guiadas ao USS Bataan (LHD 5) para alumni de programas de intercâmbio do governo dos EUA, para estudantes universitários, alunos do secundário e media.

O USS Bataan, um polivalente navio de assalto anfíbio, chegou a Lisboa no dia 27 de Fevereiro, depois de sair de Virgínia no dia 8 de Fevereiro.

O navio esteve atracado no Jardim do Tabaco e partiu no dia 2 de Março.

Além de aprenderem sobre o navio e sobre a sua história, os visitantes exploraram o hangar, os diferentes tipos de aeronaves, e a plataforma de vôo, de onde poderam apreciar as vistas perfeitas do bairro de Alfama e do Rio Tejo.

O USS Bataan, que entrou no activo a 20 de Setembro de 1997, deve o seu nome à Batalha de Bataan, nas Filipinas durante a Segunda Guerra Mundial. O navio serviu em operações de combate no Iraque e missões de assistência humanitária no rescaldo do furacão Katrina em 2005 e do terramoto no Haiti em 2010.