logotipo da AAPEUA

Fevereiro de 2014

Gabinete do Encarregado de Negócios
Informação Bimestral da Embaixada dos EUA em Lisboa

header

US newsMENSAGEM DO ENCARREGADO DE NEGÓCIOS JOHN OLSON

Um bom ano para os nossos leitores!

Com o iniciar de 2014, há que reflectir sobre um ano pleno de eventos que já passou e nas oportunidades que o novo ano trará aos nossos dois países. A Embaixada dedicou a maior parte do seu tempo a trabalhar arduamente num vasto número de programas e visitas oficiais por todo o país. Nesta edição da newsletter, realçamos o sucesso destas actividades e, em termos mais globais, o acordo sobre o programa nuclear iraniano.

O dia 12 de Janeiro marcou o início de um acordo histórico multinacional para controlo e redução do programa nuclear iraniano. O Secretário de Estado John Kerry afirmou que este acordo temporário permite o acesso dos inspectores às instalações de produção iranianas em troca dum abrandamento das sanções sobre as vendas de petróleo do Irão – um entendimento que beneficia todos os países envolvidos e deixa mais forte o mecanismo internacional de não-proliferação nuclear.

Nestes últimos dois meses, tivemos cá várias personalidades interessantes. Em Dezembro recebemos Christina Tomlinson, Directora da Diplomacia Pública para a Europa, do Departamento de Estado que se deslocou a vários pontos do país. Christina Tomlinson teve oportunidade de visitar os nossos American Corners, conversar com estudantes, ver o Centro de Inovação Digital no American Corner da FCT-Nova, e ainda anunciar os prémios aos vencedores da primeira edição regional do Spelling Bee de Aveiro. Ainda no mesmo mês, o American Corner em Aveiro recebeu com agrado o luso-americano, Luís Filipe Dias, especialista nas redes sociais, para um workshop didáctico sobre técnicas de multimédia. Mais recentemente, o Secretário do Tesouro americano, Jacob Lew, fez uma breve passagem por Lisboa para se encontrar com alguns governantes. Durante a sua estadia em Portugal, Lew elogiou os laços fortes entre Portugal e os EUA e encorajou Portugal no seu progresso face às dificuldades económicas.

Em Fevereiro, é com enorme entusiasmo que a Embaixada apoia o último de uma série de workshops de desenvolvimento profissional sobre liderança para ex-bolseiros de programas de intercâmbio financiados pelos EUA. Este tema enquadra-se bem nos nossos programas de intercâmbio, em que, desde 1960, dez Primeiros Ministros e Presidentes Portugueses já participaram. Posto isto, encorajamo-lo a visitar as exposições em curso ou a inaugurar e, caso seja pai de um aluno do 9º ou 10º anos de uma escola pública pertencente ao distrito de Setúbal, esperamos que a escola que frequenta tenha uma equipa a participar no nosso próximo Spelling Bee que se irá realizar na Margem Sul.

US newsPRIMEIRO PASSO NO ACORDO SOBRE O PROGRAMA NUCLEAR IRANIANO

No dia 12 de Janeiro, o Irão e os Estados Unidos, a Rússia, a China, a França, a Alemanha e o Reino Unido, acertaram os últimos detalhes do “Joint Plan of Action”, anunciado em Novembro de 2013, que tem por objectivo controlar o programa nuclear do Irão.
A comunidade internacional vem desenvolvendo negociações com o Irão sobre o seu programa nuclear desde 2006. O ponto de viragem deu-se em Novembro de 2013, quando os negociadores saíram de um encontro em Genebra com alguns acordos iniciais sobre como deter o progresso do programa nuclear iraniano. O acordo final requer que o Irão tome acções específicas, que regrida em alguns pontos-chave do programa e não avance. Por seu lado, nos próximos seis meses, os EUA e os seus parceiros abrandarão as sanções impostas pelas Nações Unidas sobre a venda de petróleo, dando uma oportunidade de aliviar a economia.
O Secretário de Estado Kerry afirmou que este acordo defende os interesses dos EUA em termos de segurança dado que permite a monitorização e a inspecção sem precedentes do programa nuclear iraniano. Os inspectores internacionais passam a ter acesso às instalações nucleares do Irão onde no passado não conseguiram ou dificilmente conseguiram entrar. O acordo prevê a inspecção das instalações de Fordow, Natanz e Arak. Este acordo é um entendimento inicial com a duração de seis meses, altura em que haverá lugar a uma reavaliação. O Presidente Obama apelidou este acordo de passo importante para chegar a uma resolução abrangente e duradoura.

US newsSECRETÁRIO DO TESOURO VISITA PORTUGAL

Na sua visita, o Secretário do Tesouro americano, Jacob Lew, reuniu-se com a sua homóloga portuguesa, Maria Luís Albuquerque, o Primeiro Ministro, Passos Coelho, e o Vice-Primeiro Ministro, Paulo Portas, para falar dos planos de Portugal para o regresso aos mercados e encorajar a continuação do trabalho com vista a um crescimento sustentável e prosperidade para as futuras gerações. Lew referiu que Portugal já registou um progresso notável através de reformas económicas difíceis e que o crescimento e as exportações são indicadores de recuperação. Além disso, encorajou Portugal no seu contínuo trabalho de crescimento sustentável e próspero para gerações futuras. A Ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, mencionou as excelentes relações entre os EUA e Portugal e acrescentou que tal era especialmente importante quando Portugal concluir o programa de ajustamento.

O que está a acontecer na embaixada
US news
 
 

PROGRAMA DO GESTOR DAS REDES SOCIAIS, LUÍS FILIPE DIAS

Luís Filipe Dias, um especialista nas redes sociais e na produção de multimédia, falou sobre como levar as redes sociais a atingir diversos tipos de audiência, em workshops que foram realizados entre 16 a 20 de Dezembro nos American Corners na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (AC@FCT-NOVA) e no Instituto Superior Técnico (AC@IST-UTL). Ao longo deste período também se estenderam pela zona Norte, nos American Corners da Universidade de Aveiro (AC@Aveiro) e do Porto.

US newsVISITA DE CHRISTINA TOMLINSON (EUR/PPD) AOS AMERICAN CORNERS

Em Dezembro, a Embaixada Americana deu as boas-vindas a Christina Tomlinson, Directora da Diplomacia Pública para a Europa, do Departamento de Estado que veio a Portugal. Tratou-se de uma visita que fez parte de um périplo pelas Embaixadas Americanas na Europa.
A 12 de Dezembro, Tomlinson visitou a AC@FCT-NOVA e encontrou-se com os membros da faculdade e da administração da biblioteca. Teve uma visita guiada do Centro de Inovação Digital do American Corner, o primeiro Corner no mundo a ter um laboratório digital, e foi convidada para inaugurar a exposição de arte patrocinada pelo Corner de trabalhos em vidro do artista americano americano Dr. Robert Wiley. Tomlinson deu uma conferência na universidade sobre parcerias económicas entre EUA e Portugal e sobre o apoio do Departamento de Estado à investigação em ciência e tecnologia.

A 13 de Dezembro, Christina Tomlinson visitou o American Corner de Aveiro e na parte da tarde anunciou os prémios dos vencedores do Spelling Bee de Aveiro.

US newsWORKSHOPS PARA ALUMNI EM LEADERSHIP & COACHING

No dia 22 de Fevereiro vai realizar-se um workshop sobre Liderança e Preparação no American Corner do IST-UTL, com a duração de um dia. A este workshop, o último da nossa série de workshops sobre desenvolvimento profissional, dirigidos a ex-bolseiros de programas de intercâmbio financiados pelos EUA, segue-se um outro sobre subsídios, sendo que está para breve a competição anual para o Alumni Engagement Innovation Fund.

Se é ex-bolseiro de um programa de intercâmbio e gostaria de participar no workshop do dia 22 de Fevereiro, por favor envie um email para alumniportugal@state.gov para fazer o seu registo. A data limite para o fazer é dia 7 de Fevereiro.

O espaço é limitado, por isso aconselhamos que se inscreva rapidamente.

US newsSPELLING BEE REGIONAL EM AVEIRO E NA MARGEM SUL

A Embaixada Americana em Portugal, em parceria com o American Corner de Aveiro, a Associação Portuguesa de Professores de Inglês, alunos locais e escolas da região da Aveiro, organizou um “Spelling Bee” (programa de soletração em inglês) para aproximadamente 135 alunos do nono e décimo anos. Os três alunos vencedores receberam prémios das mãos do representante da Embaixada Americana e da Directora da Diplomacia Pública para a Europa, do Departamento de Estado Christina Tomlinson. Este evento, que contou com a ajuda de uma equipa de voluntários constituída por professores americanos e portugueses, jovens estudantes, funcionários da Universidade de Aveiro e da Embaixada, e também alunos do secundário e universitários, levou ao centro de Portugal, um concurso divertido e muito popular de língua inglesa. É também um modo de fomentar e promover o espírito de liderança e o voluntariado entre os nossos jovens voluntários.

A próxima edição regional do “Spelling Bee” será para as diversas escolas no distrito de Setúbal, abrangendo assim toda a periferia a sul de Lisboa, e terá lugar no AC@FCT-NOVA, na Caparica a 20 de Fevereiro.

Se é professor(a) ou aluno (a) do nono e décimo anos numa escola pública do distrito de Setúbal e está interessado(a) em participar, por favor contacte-nos em spellingbeeportugal@state.gov