Fevereiro de 2014
Gabinete do Encarregado de Negócios
Informação
Bimestral da Embaixada dos EUA em Lisboa
![]()
MENSAGEM DO ENCARREGADO DE NEGÓCIOS JOHN OLSON
Um bom ano para os nossos leitores!
Com o iniciar de 2014, há que reflectir sobre um ano pleno de eventos que já passou e nas oportunidades que o novo ano trará aos nossos dois países. A Embaixada dedicou a maior parte do seu tempo a trabalhar arduamente num vasto número de programas e visitas oficiais por todo o país. Nesta edição da newsletter, realçamos o sucesso destas actividades e, em termos mais globais, o acordo sobre o programa nuclear iraniano.
O dia 12 de Janeiro marcou o início de um acordo histórico multinacional para controlo e redução do programa nuclear iraniano. O Secretário de Estado John Kerry afirmou que este acordo temporário permite o acesso dos inspectores às instalações de produção iranianas em troca dum abrandamento das sanções sobre as vendas de petróleo do Irão – um entendimento que beneficia todos os países envolvidos e deixa mais forte o mecanismo internacional de não-proliferação nuclear.
Nestes últimos dois meses, tivemos cá várias personalidades interessantes. Em Dezembro recebemos Christina Tomlinson, Directora da Diplomacia Pública para a Europa, do Departamento de Estado que se deslocou a vários pontos do país. Christina Tomlinson teve oportunidade de visitar os nossos American Corners, conversar com estudantes, ver o Centro de Inovação Digital no American Corner da FCT-Nova, e ainda anunciar os prémios aos vencedores da primeira edição regional do Spelling Bee de Aveiro. Ainda no mesmo mês, o American Corner em Aveiro recebeu com agrado o luso-americano, Luís Filipe Dias, especialista nas redes sociais, para um workshop didáctico sobre técnicas de multimédia. Mais recentemente, o Secretário do Tesouro americano, Jacob Lew, fez uma breve passagem por Lisboa para se encontrar com alguns governantes. Durante a sua estadia em Portugal, Lew elogiou os laços fortes entre Portugal e os EUA e encorajou Portugal no seu progresso face às dificuldades económicas.
Em Fevereiro, é com enorme entusiasmo que a Embaixada apoia o último de uma série de workshops de desenvolvimento profissional sobre liderança para ex-bolseiros de programas de intercâmbio financiados pelos EUA. Este tema enquadra-se bem nos nossos programas de intercâmbio, em que, desde 1960, dez Primeiros Ministros e Presidentes Portugueses já participaram. Posto isto, encorajamo-lo a visitar as exposições em curso ou a inaugurar e, caso seja pai de um aluno do 9º ou 10º anos de uma escola pública pertencente ao distrito de Setúbal, esperamos que a escola que frequenta tenha uma equipa a participar no nosso próximo Spelling Bee que se irá realizar na Margem Sul.
PRIMEIRO PASSO NO ACORDO SOBRE O PROGRAMA NUCLEAR IRANIANO
No dia 12 de Janeiro, o Irão e os Estados Unidos, a Rússia, a China, a França, a Alemanha e o Reino Unido, acertaram os últimos detalhes do “Joint Plan of Action”, anunciado em Novembro de 2013, que tem por objectivo controlar o programa nuclear do Irão.
A comunidade internacional vem desenvolvendo negociações com o Irão sobre o seu programa nuclear desde 2006. O ponto de viragem deu-se em Novembro de 2013, quando os negociadores saíram de um encontro em Genebra com alguns acordos iniciais sobre como deter o progresso do programa nuclear iraniano. O acordo final requer que o Irão tome acções específicas, que regrida em alguns pontos-chave do programa e não avance. Por seu lado, nos próximos seis meses, os EUA e os seus parceiros abrandarão as sanções impostas pelas Nações Unidas sobre a venda de petróleo, dando uma oportunidade de aliviar a economia.
O Secretário de Estado Kerry afirmou que este acordo defende os interesses dos EUA em termos de segurança dado que permite a monitorização e a inspecção sem precedentes do programa nuclear iraniano. Os inspectores internacionais passam a ter acesso às instalações nucleares do Irão onde no passado não conseguiram ou dificilmente conseguiram entrar. O acordo prevê a inspecção das instalações de Fordow, Natanz e Arak. Este acordo é um entendimento inicial com a duração de seis meses, altura em que haverá lugar a uma reavaliação. O Presidente Obama apelidou este acordo de passo importante para chegar a uma resolução abrangente e duradoura.
SECRETÁRIO DO TESOURO VISITA PORTUGAL
Na sua visita, o Secretário do Tesouro americano, Jacob Lew, reuniu-se com a sua homóloga portuguesa, Maria Luís Albuquerque, o Primeiro Ministro, Passos Coelho, e o Vice-Primeiro Ministro, Paulo Portas, para falar dos planos de Portugal para o regresso aos mercados e encorajar a continuação do trabalho com vista a um crescimento sustentável e prosperidade para as futuras gerações. Lew referiu que Portugal já registou um progresso notável através de reformas económicas difíceis e que o crescimento e as exportações são indicadores de recuperação. Além disso, encorajou Portugal no seu contínuo trabalho de crescimento sustentável e próspero para gerações futuras. A Ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, mencionou as excelentes relações entre os EUA e Portugal e acrescentou que tal era especialmente importante quando Portugal concluir o programa de ajustamento.
![]() |
PROGRAMA DO GESTOR DAS REDES SOCIAIS, LUÍS FILIPE DIAS
Luís Filipe Dias, um especialista nas redes sociais e na produção de multimédia, falou sobre como levar as redes sociais a atingir diversos tipos de audiência, em workshops que foram realizados entre 16 a 20 de Dezembro nos American Corners na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (AC@FCT-NOVA) e no Instituto Superior Técnico (AC@IST-UTL). Ao longo deste período também se estenderam pela zona Norte, nos American Corners da Universidade de Aveiro (AC@Aveiro) e do Porto.
VISITA DE CHRISTINA TOMLINSON (EUR/PPD) AOS AMERICAN CORNERS
Em Dezembro, a Embaixada Americana deu as boas-vindas a Christina Tomlinson, Directora da Diplomacia Pública para a Europa, do Departamento de Estado que veio a Portugal. Tratou-se de uma visita que fez parte de um périplo pelas Embaixadas Americanas na Europa.
A 12 de Dezembro, Tomlinson visitou a AC@FCT-NOVA e encontrou-se com os membros da faculdade e da administração da biblioteca. Teve uma visita guiada do Centro de Inovação Digital do American Corner, o primeiro Corner no mundo a ter um laboratório digital, e foi convidada para inaugurar a exposição de arte patrocinada pelo Corner de trabalhos em vidro do artista americano americano Dr. Robert Wiley. Tomlinson deu uma conferência na universidade sobre parcerias económicas entre EUA e Portugal e sobre o apoio do Departamento de Estado à investigação em ciência e tecnologia.
A 13 de Dezembro, Christina Tomlinson visitou o American Corner de Aveiro e na parte da tarde anunciou os prémios dos vencedores do Spelling Bee de Aveiro.
WORKSHOPS PARA ALUMNI EM LEADERSHIP & COACHING
No dia 22 de Fevereiro vai realizar-se um workshop sobre Liderança e Preparação no American Corner do IST-UTL, com a duração de um dia. A este workshop, o último da nossa série de workshops sobre desenvolvimento profissional, dirigidos a ex-bolseiros de programas de intercâmbio financiados pelos EUA, segue-se um outro sobre subsídios, sendo que está para breve a competição anual para o Alumni Engagement Innovation Fund.
Se é ex-bolseiro de um programa de intercâmbio e gostaria de participar no workshop do dia 22 de Fevereiro, por favor envie um email para alumniportugal@state.gov para fazer o seu registo. A data limite para o fazer é dia 7 de Fevereiro.
O espaço é limitado, por isso aconselhamos que se inscreva rapidamente.
SPELLING BEE REGIONAL EM AVEIRO E NA MARGEM SUL
A Embaixada Americana em Portugal, em parceria com o American Corner de Aveiro, a Associação Portuguesa de Professores de Inglês, alunos locais e escolas da região da Aveiro, organizou um “Spelling Bee” (programa de soletração em inglês) para aproximadamente 135 alunos do nono e décimo anos. Os três alunos vencedores receberam prémios das mãos do representante da Embaixada Americana e da Directora da Diplomacia Pública para a Europa, do Departamento de Estado Christina Tomlinson. Este evento, que contou com a ajuda de uma equipa de voluntários constituída por professores americanos e portugueses, jovens estudantes, funcionários da Universidade de Aveiro e da Embaixada, e também alunos do secundário e universitários, levou ao centro de Portugal, um concurso divertido e muito popular de língua inglesa. É também um modo de fomentar e promover o espírito de liderança e o voluntariado entre os nossos jovens voluntários.
A próxima edição regional do “Spelling Bee” será para as diversas escolas no distrito de Setúbal, abrangendo assim toda a periferia a sul de Lisboa, e terá lugar no AC@FCT-NOVA, na Caparica a 20 de Fevereiro.
Se é professor(a) ou aluno (a) do nono e décimo anos numa escola pública do distrito de Setúbal e está interessado(a) em participar, por favor contacte-nos em spellingbeeportugal@state.gov
