logotipo da AAPEUA

10 de Novembro de 2008

O Novo Presidente dos EUA

Barack ObamaA derrota de John McCain na presidenciais de terça-feira não pode senão levar o Partido Republicano a iniciar uma profunda reflexão sobre o seu futuro. McCain poderia ter feito uma campanha melhor, poderia ter construído uma “narrativa” mais coerente. Mas, por muito que se possa criticar a campanha, não deixa de ser verdade que nenhum outro republicano poderia ter obtido um resultado tão respeitável.

Obama obteve uma vitória expressiva. O seu talento e capacidade de inspirar foram determinantes. Mas também beneficiou da conjuntura. McCain sucumbiu perante a força do desejo da mudança, de qualquer mudança, que alastrou pelo país. A crise financeira que irrompeu nas últimas semanas da campanha tornou a vitória de McCain impossível. A mensagem de Obama quanto à necessidade de alterar o status quo parecia confirmada pela gestão caótica feita pela Casa Branca da crise. Por muito que se esforçasse, McCain não conseguia colocar distancia política suficiente entre si e George Bush. Perante a impopularidade da “marca” republicana, e do presidente, McCain obteve o resultado possível.

Que futuro para o Partido Republicano? A coligação construída por George Bush desfez-se. As tensões entre neoconservadores, libertários, “fiscal conservatives” e a direita social cristã transformaram o partido numa entidade incoerente, incapaz de se apresentar ao eleitorado com um projecto dinâmico e consistente. Estas sensibilidades irão, a partir de agora, iniciar um combate pela alma do partido. Será uma luta prolongada que irá dar origem a velhas recriminações e a novas divisões. Neste quadro, Sarah Palin não pode ser ignorada. Depois de ser imolada pela imprensa, transformou-se numa heroína partidária. Gerou apoios importantes e, portanto, parte em vantagem para 2012. Resta saber se a ala centrista do partido, que consegue fazer a abertura aos independentes que decidem as eleições, consegue mobilizar à volta de Rudy Giulliani, de Tom Ridge ou de outra figura moderada. Caso contrário – isto é, se a direita mais conservadora que se revê em Palin conseguir dominar o partido –, a travessia do deserto republicana promete prolongar-se até, pelo menos, 2016.

 

Vasco Rato

Eleições Presidenciais Americanas

Conheça os resultados das Presidenciais Americanas, quando já está concluída a maioria da contagem de votos. Para ver a tabela completa, clique aqui.

Obama/Biden 52% (349)   McCain/Palin 46% (163)

 

 


Almoço Conferência – 05 de Novembro de 2008

No passado dia 5 de Novembro, a AAPEUA realizou um almoço conferência subordinado ao tema: "O Novo Presidente dos Estados Unidos da América".

Oradores:
Dr. José Lamego
Dr. Nuno Morais Sarmento

Moderadora:
Dra. Teresa de Sousa

  imagem Conferência
     
imagem Conferência   imagem Conferência

 

Almoço Conferência – 16 de Outubro de 2008

No passado dia 16 de Outubro, a AAPEUA realizou, Hotel Tiara Park Atlantic (Antigo Meridien) em Lisboa, um almoço conferência com o Senador Estadual de Massachussetts, Marc Pacheco.

A conferência foi subordinada ao tema "A importância da relação de Portugal com as suas comunidades nos EUA".

imagem Conferência   imagem Conferência
     
imagem Conferência   imagem Conferência
     
imagem Conferência   imagem Conferência