30 de Dezembro de 2008
AAPEUA defende a nomeação de um luso descendente como novo Embaixador dos EUA em Portugal
A
Associação de Amizade Portugal - Estados
Unidos da América deslocou-se aos EUA entre os dias 11 e 18
de Dezembro para contactos políticos com diversos decisores
daquele País,
em Washington e Boston.
Empenhada em sensibilizar as autoridades norte-americanas para a importância neste novo ciclo político de ver reconhecida a crescente importância das comunidades portuguesas que lá residem, foram muitos os contactos onde se defendeu a nomeação de um luso-descendente para o cargo de embaixador dos EUA em Portugal. Na senda dos demais casos onde países como a Irlanda, a Itália, a Grécia e alguns outros, vêm essa relevância social traduzida pela nomeação de um seu descendente, é tempo de também Portugal receber semelhante distinção como resultado da integração social da sua comunidade, bem como pelo contínuo apoio que a política externa nacional presta habitualmente aos grandes desígnios estratégicos norte-americanos.
No Congresso Federal Norte-Americano, em Washington, junto dos três congressistas norte-americanos de origem portuguesa foi expressa essa mesma vontade, recebendo pronta adesão e empenho perante a tese apresentada.
Foram
vários os momentos onde junto da comunicação social
local ligada às comunidades portuguesas nos EUA esse desígnio
foi expresso para satisfação das próprias associações
e colectividades lusas.
Perante a disponibilidade demonstrada pelo Senador Estadual de Massachusetts,
Marc Pacheco, a Associação de Amizade Portugal – Estados
Unidos da América, ciente do seu contributo ao longo de muitos
anos na aproximação entre os dois países, reconhece
na sua pessoa todo o espírito que uma nomeação
destas poderá traduzir
para o prestígio das comunidades lusitanas naquele País,
bem como no reforço dos laços históricos de amizade
que unem estes dois lados do atlântico.
O Senador Marc Pacheco desempenhou um papel crucial na sensibilização da sociedade Norte-Americana para o processo de independência de Timor-Leste, bem como na aproximação parlamentar entre os dois países. Ainda recentemente, foi ele o padrinho do acordo de geminação entre Oeiras e a cidade de Cambridge, em Massachusetts, sede das prestigiadas universidades Harvard e MIT.
Em Washington, a Associação teve ainda a oportunidade de formalizar, neste novo mandato, o convite aos três congressistas federais Norte-Americanos para a sua participação numa conferência internacional a realizar em Lisboa no inicio do próximo ano, reunindo lideres de Portugal, EUA e de diversos países Africanos de origem portuguesa.
Nuno Manalvo