logotipo da AAPEUA

30 de Dezembro de 2008

AAPEUA defende a nomeação de um luso descendente como novo Embaixador dos EUA em Portugal

Portugal / EUAA Associação de Amizade Portugal - Estados Unidos da América deslocou-se aos EUA entre os dias 11 e 18 de Dezembro para contactos políticos com diversos decisores daquele País, em Washington e Boston.

Empenhada em sensibilizar as autoridades norte-americanas para a importância neste novo ciclo político de ver reconhecida a crescente importância das comunidades portuguesas que lá residem, foram muitos os contactos onde se defendeu a nomeação de um luso-descendente para o cargo de embaixador dos EUA em Portugal. Na senda dos demais casos onde países como a Irlanda, a Itália, a Grécia e alguns outros, vêm essa relevância social traduzida pela nomeação de um seu descendente, é tempo de também Portugal receber semelhante distinção como resultado da integração social da sua comunidade, bem como pelo contínuo apoio que a política externa nacional presta habitualmente aos grandes desígnios estratégicos norte-americanos.

No Congresso Federal Norte-Americano, em Washington, junto dos três congressistas norte-americanos de origem portuguesa foi expressa essa mesma vontade, recebendo pronta adesão e empenho perante a tese apresentada.

Foram vários os momentos onde junto da comunicação social local ligada às comunidades portuguesas nos EUA esse desígnio foi expresso para satisfação das próprias associações e colectividades lusas.
Perante a disponibilidade demonstrada pelo Senador Estadual de Massachusetts, Marc Pacheco, a Associação de Amizade Portugal – Estados Unidos da América, ciente do seu contributo ao longo de muitos anos na aproximação entre os dois países, reconhece na sua pessoa todo o espírito que uma nomeação destas poderá traduzir para o prestígio das comunidades lusitanas naquele País, bem como no reforço dos laços históricos de amizade que unem estes dois lados do atlântico.

O Senador Marc Pacheco desempenhou um papel crucial na sensibilização da sociedade Norte-Americana para o processo de independência de Timor-Leste, bem como na aproximação parlamentar entre os dois países. Ainda recentemente, foi ele o padrinho do acordo de geminação entre Oeiras e a cidade de Cambridge, em Massachusetts, sede das prestigiadas universidades Harvard e MIT.

Em Washington, a Associação teve ainda a oportunidade de formalizar, neste novo mandato, o convite aos três congressistas federais Norte-Americanos para a sua participação numa conferência internacional a realizar em Lisboa no inicio do próximo ano, reunindo lideres de Portugal, EUA e de diversos países Africanos de origem portuguesa.

 

Nuno Manalvo