logotipo da AAPEUA

Julho 2020

 

EUA e Portugal reúnem-se para falar de recuperação económica, prioridades de política externa, e Lajes

A Missão dos EUA em Portugal recebeu hoje parte das reuniões da Comissão Bilateral Permanente. O Embaixador dos EUA em Portugal, George Glass e a Diretora-Geral de Política Externa do Ministério de Negócios Estrangeiros, Embaixadora Madalena Fischer, presidiram à assinatura do Acordo de Partilha de Dados de Conhecimento da Situação no Espaço, assinado pelo contra-almirante Marcus Hitchcock, Diretor do Comando Espacial Americano para as áreas de Estratégia, Planeamento e Política, e pelo dr. Alberto Coelho, Diretor Geral de Recursos da Defesa Nacional Portuguesa. Os dois países também fecharam um Acordo de Segurança Marítima.

Os Estados Unidos discutiram com Portugal – um valioso parceiro, aliado e amigo na União Europeia e na NATO, – a recuperação económica em ambos os lados do Atlântico, desafios comuns de política externa com a República Popular da China e a Rússia e esforços para trazer a democracia de volta à Venezuela. Também foram discutidos oportunidades e desafios para melhorar o desenvolvimento económico e a segurança em África, tendo sido feita referência a que Portugal irá presidir ao Conselho da União Europeia no primeiro semestre de 2021.

Ambos os países afirmaram que a Base das Lajes nos Açores é uma parte importante das relações bilaterais e delinearam o caminho para a recuperação ambiental dos restantes quatro locais. Foi manifestado interesse na promoção de mais oportunidades científicas, comerciais e educacionais, particularmente nos Açores. Foi também assinalado o passado dia 7 de julho como o 225º aniversário do Consulado dos EUA nos Açores, o mais antigo Consulado dos EUA em operação contínua no mundo.

Esta foi a 43ª reunião da Comissão Bilateral Permanente. Esta reunião, devido ao COVID-19, combinou conversações em pessoa e virtuais em Washington, D.C., Lisboa, e nos Açores.


 

De  | 15 Julho, 2020
Categorias: Comunicados à imprensa

 

Junho 2020

 

Mensagem por ocasião do Dia Nacional de Portugal

Em nome do governo dos EUA e do povo americano, dou os meus parabéns ao povo de Portugal e às comunidades portuguesas por todo o mundo, no dia em que se assinala o Dia de Portugal, Camões e as Comunidades Portuguesas. Mesmo que as comemorações deste ano tenham sido afetadas pela pandemia do COVID-19, os americanos estão solidários com Portugal.

Como amigos, parceiros e Aliados Transatlânticos de longa data, os Estados Unidos e Portugal partilham o compromisso com a democracia e o Estado de Direito, o respeito pela dignidade humana, e a defesa do comércio livre e justo. Tive a honra de visitar Portugal no ano passado, onde expressei a nossa gratidão pelo apoio inabalável de Portugal às aspirações democráticas do povo venezuelano e pelas suas contribuições para missões de segurança regionais em todo o mundo, inclusive no Afeganistão, na República Centro-Africana e nos Balcãs Ocidentais. Os Açores ocupam um lugar especial na nossa relação, tanto na herança cultural de muitos luso-americanos quanto na vital cooperação na área da defesa que acontece todos os dias na Base das Lajes.

Ao enfrentarmos estes tempos difíceis juntos, admiramos a gestão cuidadosa da pandemia feita pelo vosso governo, bem como a responsabilidade individual e comunitária demonstrada pelo povo português. Temos orgulho de contar os portugueses entre nossos aliados transatlânticos, enfrentando desafios globais lado a lado. Estou confiante de que a segurança, prosperidade e amizade, comuns às nossas nações, continuarão a crescer.

 

De  | 10 Junho, 2020 
Fonte: Site da Embaixada dos EUA em Portugal