logotipo da AAPEUA

10 de Novembro de 2011

Gabinete do Embaixador
Informação Bimestral da Embaixada dos EUA em Lisboa

header

US newsMENSAGEM DO EMBAIXADOR KATZ

O Presidente Barack Obama recebeu o Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva na Casa Branca no dia 9 de Novembro. Esta foi uma oportunidade para o Presidente Obama retribuir a hospitalidade na sua visita a Lisboa, em Novembro de 2010. Um número significativo de assuntos foram abordados, incluindo a parceria dos EUA e Portugal na NATO e a cooperação no Conselho de Segurança das Nações Unidas, ao qual Portugal preside actualmente. Os dois presidentes falaram também sobre a revitalização da Comissão Bilateral EUA-Portugal, o apoio dos EUA a Portugal para a implementação do programa de reformas do FMI-UE e os vários aspectos das relações bilaterais existentes.

 

US newsCIMEIRA DA NATO EM 2012

Está em marcha o planeamento da próxima Cimeira da NATO agendada para os dias 20 e 21 de Maio de 2012, em Chicago. Esta será a primeira reunião da NATO desde a Cimeira de Lisboa em Novembro de 2010. Os EUA e Portugal são membros fundadores da NATO. Embora a Guerra Fria tenha terminado há muito tempo, a NATO continua a desempenhar um papel essencial na segurança internacional, na medida em que a colaboração entre os países membros da NATO e países não-aliados se tem intensificado nos últimos anos. Dois exemplos são: a Líbia, onde a NATO trabalhou com países não membros da NATO para proteger os civis, impor um embargo de armas e manter uma zona de exclusão aérea; e o Afeganistão, onde os EUA, Portugal e restantes aliados da NATO trabalham com outras nações para impor a resolução do Conselho de Segurança da ONU, de modo a garantir a segurança contra o terrorismo e contribuir para um futuro melhor para o povo afegão. No período que antecede a Cimeira de Chicago, terá lugar uma série de eventos, incluindo uma conferência em Março de 2012 em Bratislava para jovens líderes da Europa e do Canadá interessados em questões da NATO.

Saiba mais sobre a NATO

US newsO CAMINHO A SEGUIR NO AFEGANISTÃO

Em Outubro de 2011, a Secretária de Estado Hillary Clinton voltou ao Afeganistão para se reunir com o Presidente Karzai. Durante a sua visita, enfatizou quatro objectivos importantes para o país. Em primeiro lugar, alcançar um Afeganistão estável, soberano, independente e próspero, e uma região livre da Al-Qaeda e dos extremistas que tentam minar o progresso alcançado pelos afegãos. Segundo, o compromisso dos EUA num processo de paz inclusivo que ponha fim ao conflito, proteja os avanços que o povo afegão tem conseguido e ajude a trazer uma maior estabilidade e prosperidade a toda a região. Em terceiro lugar, garantir o compromisso dos países vizinhos no respeito da soberania e integridade territorial do Afeganistão e apoio do processo de paz. E finalmente realçar que todo este trabalho se enquadra no plano de transição completa da segurança para os responsáveis afegãos em 2014, como acordado na Cimeira da NATO em Lisboa. Este processo já começou e está a ser identificado o próximo grupo de distritos a passar para a responsabilidade dos afegãos.

Saiba mais sobre a visita da Secretária Clinton ao Afeganistão

O que está a acontecer na embaixada

US newsO QUE É A AMÉRICA HOJE?

O ciclo de conferências intitulado "O que é a América hoje?", promovido pela FLAD (Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento) e a Casa da Música, decorre no Porto de 29 Setembro a 15 Dezembro. As dez sessões abrangem aspectos da cultura contemporânea dos EUA, assim como o que significa ser americano. Em cada conferência, conceitos chave associados aos Estados Unidos como, por exemplo, liberdade, tolerância, inovação e diversidade, são debatidos por artistas portugueses e norte-americanos, escritores e diversas personalidades, havendo tempo para perguntas e comentários do público. A última sessão, a 15 de Dezembro contará com a participação do ex-Presidente Jorge Sampaio e do Embaixador Allan Katz que irão abordar temas das diversas conferências, estando a moderação a cargo da jornalista Bárbara Reis.

Saiba mais sobre o Ciclo de Conferências

US newsACÇÃO DE GRAÇAS NA EMBAIXADA

A partir do dia 10 e durante todo o mês de Novembro, a Embaixada dos EUA lançará no Facebook um novo desafio a alunos do 10º ao 12º anos de escolaridade. O concurso consistirá na resposta a perguntas sobre o Dia de Acção de Graças, uma das tradições mais importantes dos Estados Unidos da América, que este ano se comemora a 24 de Novembro (última Quinta-feira de Novembro). As escolas dos primeiros quatro alunos a responderem correctamente a todas as perguntas terão cada uma delas a oportunidade de seleccionar um grupo de estudantes para visitar a Embaixada e passar uma tarde na companhia de diplomatas dos EUA e funcionários locais e ouvir um pouco mais sobre a história do Dia de Acção de Graças - entre outros temas. Este convívio terminará com uma pequena degustação de receitas tradicionais desta celebração.

Visite o nosso Facebook para mais detalhes