14 de Julho de 2011
Gabinete do Embaixador
Informação
Bimestral da Embaixada dos EUA em Lisboa
MENSAGEM DO EMBAIXADOR KATZ
A 4 de Julho, os americanos em todo o mundo celebram o Dia da Independência
dos EUA. Gostaria de desejar aos meus compatriotas americanos um “Feliz
4 de Julho!” e agradecer aos amigos portugueses o apoio e a hospitalidade
demonstrados ao longo deste ano. Espero que tenham oportunidade de
ler a declaração que fiz durante a cerimónia oficial
do Dia da Independência. (Discurso
do 4 de Julho).
Nesta segunda edição da nossa newsletter, gostaria de
chamar a vossa atenção para três temas a que temos
dedicado particular atenção nos últimos tempos:
a Primavera Árabe, o rumo a seguir no Afeganistão e o
compromisso dos EUA para com a protecção de dados pessoais.
Também terão oportunidade de ler sobre o que temos feito
na Embaixada, incluindo uma iniciativa particularmente interessante
para professores de Inglês.
PRIMAVERA ÁRABE
A 19 de Maio, reconhecendo as mudanças irreversíveis que tiveram lugar no Médio Oriente e Norte de África nos últimos meses, o presidente Barack Obama anunciou uma nova abordagem para promover a reforma democrática, o desenvolvimento económico, a paz e a segurança em toda a região. O Presidente reafirmou o seu compromisso com um conjunto de princípios fundamentais que nortearam a resposta dos EUA aos acontecimentos no Médio Oriente e no Norte de África nos últimos seis meses. Em primeiro lugar, os Estados Unidos opõem-se ao uso de violência e repressão contra o povo da região. Em segundo lugar, apoiam um conjunto de direitos universais, incluindo a liberdade de expressão, a liberdade de reunião e de associação pacíficas; igualdade entre homens e mulheres num estado de direito; o direito à prática religiosa sem medo de violência ou discriminação; e o direito a escolher os seus líderes através de eleições democráticas. Em terceiro lugar, apoiamos mudanças políticas e económicas no Médio Oriente e no Norte de África, que vão de encontro às legítimas aspirações dos povos em toda a região.
Link para o texto | Link para o vídeo
O RUMO A SEGUIR NO AFEGANISTÃO
Em Dezembro de 2009, em West Point, o Presidente Obama estabeleceu uma nova estratégia dos EUA para o Afeganistão e Paquistão, centrada na destabilização, desmantelamento e derrota da Al-Qaeda, de forma a evitar a sua capacidade de ameaçar os Estados Unidos e seus aliados no futuro. No passado dia 22 de Junho, o Presidente Obama falou sobre a forma como essa estratégia está a ser implementada e sobre o rumo a seguir no Afeganistão. Anunciou também que os Estados Unidos vão retirar 10 mil soldados americanos do Afeganistão até o final do ano e que conforme referido pelo Presidente em Dezembro de 2009, os restantes 23 mil sairão do Afeganistão até ao Verão de 2012. O processo de transição prosseguirá à medida que as forças de segurança afegãs forem assumindo a liderança do país, e a natureza da missão dos EUA mudará de combate para apoio. Em 2014, este processo de transição estará concluído e o povo afegão será responsável pela sua própria segurança.
Link para o texto | Link para o vídeo
O COMPROMISSO DOS EUA PARA COM A PRIVACIDADE
DE DADOS
Os Estados Unidos estão empenhados em garantir que as informações pessoais partilhadas para fins de aplicação da lei e de segurança sejam devidamente protegidas. O compromisso dos EUA para com a protecção da privacidade e das liberdades civis, no contexto da aplicação da lei e actividades de segurança, está enraizado na cultura americana e na tradição legal. Como a Secretária Clinton disse durante um discurso na Universidade George Washington em Fevereiro de 2011, garantir simultaneamente a liberdade e a segurança é um desafio. Sem segurança, a liberdade é frágil. Sem liberdade, a segurança é opressiva. O desafio é encontrar a medida adequada: segurança suficiente para permitir o funcionamento das nossas liberdades, mas na medida certa para não as colocar em risco. Continuaremos a trabalhar de forma estreita com os nossos parceiros europeus, para alargar e aprofundar a nossa cooperação no combate às ameaças, de modo a garantir tanto a segurança como as liberdades civis dos indivíduos, de ambos os lados do Atlântico.
INAUGURAÇÃO
DO AMERICAN CORNER NO IST
No âmbito dos objectivos da Embaixada para com a comunidade académica e científica, o Embaixador Allan J. Katz inaugurou o American Corner no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. O programa American Corners é uma parceria que apoia a educação e pesquisa através de materiais impressos, bases de dados científicas, palestras e workshops por especialistas americanos.
Saiba mais sobre parcerias a nível académico
RESPONSABILIDADE
SOCIAL
No âmbito dos objectivos da Embaixada para com a comunidade académica e científica, o Embaixador Allan J. Katz inaugurou o American Corner no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. O programa American Corners é uma parceria que apoia a educação e pesquisa através de materiais impressos, bases de dados científicas, palestras e workshops por especialistas americanos.
Saiba mais sobre estas actividades
E-TEACHER
- BOLSA PARA PROFESSORES DE INGLÊS
A Secção de Imprensa e Cultura da Embaixada dos EUA tem o prazer de anunciar a abertura de um programa de bolsas no âmbito do projecto E-Teacher, que dá formação a professores de Inglês como língua estrangeira, utilizando os métodos de ensino mais recentes disponíveis nos EUA. Os participantes utilizam tecnologia inovadora de aprendizagem à distância para interagirem com os especialistas americanos. O programa E-Teacher foi concebido para melhorar a qualidade do ensino de Inglês em todo o mundo.
Saiba mais sobre estas actividades