logotipo da AAPEUA

Abril de 2017

Primeiro Discurso do Presidente Trump no Congresso

 

US NewsA Encarregada de Negócios da Embaixada Americana, Herro Mustafa, visitou no dia 15 de Março a Academia Militar, na Amadora, onde foi recebida pelo Major-General João Botelho Vieira Borges, comandante da academia. A Encarregada discursou perante uma plateia de cerca de 120 pessoas, alunos e pessoal, sobre imigração, perseverança e liderança. No final da sua intervenção, os cadetes trocaram com Herro Mustafa impressões sobre uma variedade de tópicos nomeadamente a liderança e políticas actuais dos Estados Unidos. O encontro encerrou com a entrega de uma distinção a Roberto Alexandre Rosa Ladeiras, cadete sénior da academia.

Para além dos cerca de 100 cadetes portugueses do segundo, terceiro, quarto e quinto anos, na plateia também se encontravam alunos internacionais de Angola, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e três cadetes americanos de West Point.

Para além da apresentação formal, a Encarregada de Negócios também abordou com o Major-General João Botelho e elementos da sua equipa projectos de colaboração futura. Falaram do que está a ser feito actualmente e o que pode vir a desenvolver-se concretamente em termos de intercâmbio de alunos, professores e curriculum. As academias militares portuguesa e americana têm uma história de dez anos de cooperação. Cadetes da Academia Militar dos Estados Unidos concluíram o seu primeiro semestre no estrangeiro na Academia Militar portuguesa em 2016. A cooperação tem-se mantido até hoje estando neste momento três cadetes americanos a frequentar o primeiro semestre de 2017 na academia portuguesa. O encontro de 15 de Março foi mais um sinal para o exterior do vigor desta parceria entre militares portugueses e americanos.

A Academia Militar portuguesa foi fundada em 1790 e tem a seu cargo a preparação de oficiais do Exército e da Guarda Nacional Republicana altamente qualificados para liderar em situações de incerteza e dificuldade. Os estudos centram-se nas necessidades de defesa e segurança nacional, desenvolvidos pelo ensino, investigação e serviço comunitário. A Academia oferece programas de cinco e sete anos. Os estudantes tiram uma licenciatura com Mestrado numa de quatro áreas académicas com curriculum desenhado para as suas futuras funções como oficiais do Exército ou da Guarda Nacional Republicana: ciências militares, administração e gestão, engenharia e saúde.

 

Fonte: Site da Embaixada dos EUA em Portugal