logotipo da AAPEUA

Setembro de 2013

Gabinete do Encarregado de Negócios
Informação Bimestral da Embaixada dos EUA em Lisboa

header

US newsMENSAGEM DO ENCARREGADO DE NEGÓCIOS JOHN OLSON

Saudações! É com grande prazer que estou uma vez mais em Portugal na Embaixada Chargé d'Affaires a.i. John Olson (Photo: US Embassy Lisbon)Americana, onde já fui Conselheiro de Gestão no período de 2003-2007. Após quatro maravilhosos anos em Lisboa, a única forma de acalmar a minha saudade foi regressar a este lindo país.

Nesta newsletter gostaríamos de destacar os esforços dos EUA para combater um dos maiores e mais destrutivos negócios ilegais do mundo – o tráfico humano. Apenas através de cooperação internacional poderemos parar esta actividade criminosa transnacional que afecta a vida de milhões de vítimas espalhadas pelo globo.

Eu gostaria também de aproveitar esta oportunidade para comemorar o 50º Aniversário do discurso “Eu tenho um sonho” feito por Martin Luther King, Jr. Tal como o Presidente Obama salientou, “relembramos perfeitamente, e da melhor forma, a crescente oralidade do Dr. King naquele dia, e em como ele deu uma voz poderosa à silenciosa esperança de milhões.”

Este verão tem sido muito atarefado para a embaixada Americana, com um foco especial sobre o programa de jovens. Em Julho, a embaixada realizou um Acampamento Intercultural de Jovens, que trouxe adolescentes de todo o país para uma semana longa de aprendizagem sobre os Estados Unidos e sobre outros temas globais. A embaixada enviou também dois estudantes portugueses para o Programa Anual Transatlântico Benjamin Franklin do Instituto de Verão dos Estados Unidos. Neste boletim irá encontrar um testemunho pessoal de um dos estudantes, sobre como esta experiência lhes mudou a vida.

A embaixada está orgulhosa de vos anunciar que uma equipa de alumni dos Programas de Intercâmbio Americanos, ganhou uma bolsa para Washington para apoiar um projecto que visa sensibilizar os jovens portugueses para o sistema de justiça criminal. Parabéns ao ABC Justice! Parabéns também para a Patrícia Portela pela conquista de um lugar no prestigioso Programa de Escrita Internacional na cidade de Iowa, fundado pelo Departamento de Estado Americano.

Finalmente, a embaixada continua a promover o reconhecido programa de oradores, trazendo a Portugal Robert Kahn, especialista do Conselho Americano de Relações Internacionais para falar em várias universidades do país, terminando a 26 de Setembro com um debate na Universidade Católica, sobre a crise económica e reestruturação de dívida.

US newsTRÁFICO HUMANO

O Governo Americano está comprometido em combater o tráfico humano em todas as suas formas, particularmente nos países mais vulneráveis, onde a população é muitas vezes atraída por supostas ofertas de emprego promovidas por redes de tráfico. Um exemplo destas acções de combate é em Burma, onde os EUA têm cooperado com o governo em questões como o trabalho forçado, tráfico sexual e o recrutamento ilegal e uso de crianças soldado, na busca de formas de terminar com este flagelo. Durante a sua visita a Burma em 2012, o Presidente Obama apelou ao governo desse país “para construir um futuro onde a lei seja mais forte do que qualquer líder… onde nenhuma criança seja feita soldado e nenhuma mulher seja explorada, e onde as leis as protegem.”

No início deste ano a Casa Branca recebeu, pela primeira vez, o Fórum da Casa Branca para Combater o Tráfico Humano, com a presença de Governos, sector privado, advogados e sobreviventes, lideres religiosos, agentes da lei e académicos. Histórias de sobreviventes foram contadas, resultados partilhados e novas soluções trabalhadas para ajudar na extinção do tráfico humano. Outra ferramenta que os EUA usam é o Relatório Anual de Tráfico de Pessoas, que aborda os desafios que quase todos os países do mundo enfrentam, incluindo nos Estados Unidos, na luta contra o tráfico de seres humanos.

E finalmente, os EUA reforçaram o seu grupo de trabalho passando a contar com parceiros como o FBI, a Agência de Imigração e Controle de Alfândegas em conjunto com muitas outras agências Federais, para além do desenvolvimento de tecnologia de ponta que ajudará a pôr um travão ao tráfico, apoiando vítimas e pondo-as em contacto com serviços e expondo os traficantes.

Saiba mais sobre os esforços dos EUA para lutar contra este problema

US newsMARTIN LUTHER KING JR. E A MARCHA SOBRE WASHINGTON – 50º ANIVERSÁRIO

Martin Luther King Jr. (MLK) é considerado um dos oradores mais emblemáticos da América, e Prémio Nobel da Paz que através dos seus dotes de oratória e activismo não-violento, sempre lutou contra a violência e discriminação racial. Inspirado pela filosofia de Mahatma Gandhi, o Dr. King teve um papel fundamental na luta pelos direitos civis na América, até 4 de Abril de 1968, dia em que foi assassinado.

A 28 de Agosto de 1963, King fez o seu histórico discurso “Eu tenho um sonho” – (I have a dream) – no National Mall em Washington para centenas de milhares de Americanos presentes naquele dia, representando a diversidade dos Estados Unidos. “Eu tenho o sonho de que um dia esta nação se irá levantar e viver o verdadeiro valor do seu credo: Consideramos estas verdades evidentes por si mesmas, que todos os homens foram criados iguais” - famosa afirmação feita por MLK naquele dia. Conhecido como um dos maiores comícios sobre os direitos humanos na história da América, este evento representou um grande passo na luta pela igualdade, liberdade e justiça, com mais de 250 mil pessoas a apelar à mudança, presentes no Lincoln Memorial. Para celebrar o 50º Aniversario desta marcha, Washington D.C. organizou uma série de eventos por todo o país para reviver o sonho de MLK. As cerimónias em Washington terminaram com um serviço religioso, um apelo à acção e com uma cerimónia com o toque dos sinos a ecoar por todo o país e pelo mundo, para assinalar o momento exacto que em que MLK fez o seu discurso.

Saiba mais sobre Martin Luther King Jr. e leia o testemunho

de quem participou na Marcha original em Washington

O que está a acontecer na embaixada
US news
Jogo de Futebol no Acampamento
 

ACAMPAMENTO INTERCULTURAL DE JOVENS AMERICANOS E PORTUGUESES

De 13 a 27 de Julho, a embaixada realizou duas sessões do Acampamento Intercultural de Jovens Americanos e Portugueses, que contou com a participação de 82 participantes de escolas secundárias de todo o país, incluindo as ilhas. O objectivo deste acampamento era que os jovens portugueses se familiarizassem com a cultura, história e governo americano, e ao mesmo tempo promover a interacção cultural entre os jovens portugueses e americanos presentes no acampamento, tudo isto num ambiente tradicional de acampamento americano.

Com a combinação de palestras interactivas, jogos e workshops dinâmicos, discussões de grupo e debates, visitas a variados locais – incluindo uma visita à embaixada dos EUA e oportunidades de voluntariado – esta experiência marcou a vida destes jovens de uma forma especial, incutindo-lhes uma maior consciência global, o conhecimento dos EUA em toda a sua diversidade e sobretudo a criação de novas amizades.

Saiba mais sobre a conferência na Universidade de Aveiro

US newsPROGRAMA BENJAMIN FRANKLINO

“Tive o enorme prazer de participar no Benjamin Franklin Transatlantic Fellows Summer Institute (BFTF) que decorreu este Verão em Winston-Salem, Carolina do Norte, juntamente com mais 44 alunos provenientes de toda a Europa e Estados Unidos.

Foi-nos desde logo atribuído um “projecto final” que teríamos de realizar durante todo o programa, uma ideia original criada por nós que pudéssemos implementar no nosso país quando regressássemos. Com este objectivo em mente, assistimos a aulas e workshops acerca dos mais variados temas: “Cidadania e Conflito”, “Constitucionalismo”, “Empreendedorismo”, “Documentários” e até “Candidaturas a Bolsas”. Tivemos ainda a oportunidade de viver verdadeiramente a cultura Americana através de uma estadia numa família durante dez dias, do festejo do 4 de Julho e ainda da visita a locais históricos em Washington D.C. e Filadélfia.

Quando deixo a minha mente vaguear até ao primeiro dia do programa, vejo-me rodeada de todas aquelas pessoas desconhecidas que mais tarde se viriam a tornar tão especiais para mim. Nesse dia, o antigo director do BFTF, Allan Louden, proferiu um belíssimo discurso que me deixou com lágrimas nos olhos. Disse que aquelas quatro semanas mudariam para sempre as nossas vidas. Apesar de ao início não ter acreditado nas suas palavras, ele estava certo. Aprendi imenso, cresci imenso, vivi imenso. O tempo passou a correr. Sempre sonhei muito alto mas após esta experiência as minhas ambições cresceram ainda mais. Foi definitivamente a melhor experiência da minha vida!”

US newsECONOMISTA DO CONSELHO AMERICANO DE RELAÇÕES EXTERNAS EM PORTUGAL

Robert Kahn, um conhecido economista especialista em política macroeconómica, finanças e resolução de crises, estará de visita a Portugal de 23 a 26 de Setembro, para uma série de palestras relacionadas com a crise económica e a reestruturação da dívida. Kahn é actualmente investigador sénior do Steven A. Tananbaum sobre economia internacional no Council of Foreign Relations (CFR) em Washington, D.C. Com uma vasta experiência em ambos os sectores público e privado, Robert Kahn já trabalhou no More Capital Management, Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional, Citigroup, Concelho de Assessores Económicos, e no Quadro da Reserva Federal. Durante a sua estadia em Portugal, Kahn irá palestrar nas universidades de Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro e Braga. Participará igualmente num debate na Universidade Católica de Lisboa, no dia 26 de Setembro pelas 18:30h.

US newsJOÃO PAULO GIBRAL FALA NO AMERICAN CORNER DO IST

A escritora Portuguesa, Patrícia Portela, foi seleccionada para o Programa Internacional de Escrita 2013 (IWP) na Universidade de Iowa. O programa em questão, leva aos Estados Unidos escritores estrangeiros consagrados e emergentes para participar neste prestigioso programa internacional de dez semanas. Desde que foi fundado em 1967, o IWP já acolheu mais de 1400 escritores oriundos de 130 países, durante o programa de Outono. Trata-se verdadeiramente de uma experiencia única para escritores emergentes e/ou a meio da carreira, estando incorporados nesta lista nomes como Bei Dao, Bessie Head, Orhan Pamuk e muitos outros.

Nascida em 1974, Portela, vive entre Antuérpia e Lisboa. Tem quatro livros publicados (incluindo O Banquete), escreveu e dirigiu diversas peças (incluindo Flatland Trilogy) e já ganhou inúmeros prémios. Muito viajada, é conhecida pelo seu estilo desconcertante e humor.

US newsSTARTMEUP – PATROCINADO PELA EMBAIXADA DOS EUA EM PORTUGAL

Parabéns à equipa do ABC Justice que ganhou o Alumni Innovation Engagement Fund deste ano. Dirigida pelos International Visitor Leadership Program alumni Frederico Marques e João Lázaro da organização não-governamental, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, ABC Justice pensa lançar este ano uma campanha pública informativa e criativa para promover a transparência por parte do sistema de justiça criminal português, particularmente entre os jovens.