logotipo da AAPEUA

Janeiro de 2012

Gabinete do Embaixador
Informação Bimestral da Embaixada dos EUA em Lisboa

header

US newsMENSAGEM DO EMBAIXADOR KATZ

Feliz Ano Novo! É com satisfação que nesta primeira edição de 2012 destaco a Cimeira da NATO em Chicago, assim como um conjunto de iniciativas da Embaixada: a palestra do astronauta da NASA na Universidade do Minho; a visita da Escola Bento Carqueja ao USS Bataan; o lançamento, em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, do fórum sobre Empreendedorismo e Inovação; a palestra de Monica Dodi e o concerto do Quinteto de Metais, Five Star Brass em Lisboa. Estes tópicos reflectem não só um amplo leque de assuntos em que os EUA e Portugal estão a trabalhar em conjunto, como também a nossa partilha de valores e os nossos laços de amizade. Estou certo de que, ao longo deste ano que agora iniciámos, os nossos dois países irão celebrar muitos mais sucessos em conjunto. Desejo a todos os Amigos portugueses um óptimo 2012! Como sempre, os vossos comentários e sugestões são bem-vindos.

 

US newsCIMEIRA DA NATO EM 2012

A NATO está a preparar a reunião de Chefes de Estado e de Governo agendada para os dias 20 e 21 de Maio, em Chicago. O Secretário-Geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, e a Secretária de Estado dos EUA, Hillary Rodham Clinton, revelaram recentemente o logótipo oficial da Cimeira, destacando o horizonte de Chicago. "Chicago é uma cidade que se desenvolveu com base na diversidade e determinação", afirmou Fogh Rasmussen. "Estes são também os valores subjacentes à NATO e defendidos pela Aliança. Portanto, Chicago será a cidade anfitriã da próxima Cimeira da NATO, que paralelamente dará o seu contributo na implementação da nova visão de uma Aliança pronta para enfrentar os desafios de segurança do século XXI". Durante a sua intervenção, a Secretária de Estado Clinton afirmou que "o Presidente Obama está muito satisfeito por acolher a Cimeira da NATO em Chicago" e também muito expectante face "aquela que vai ser uma muito significativa Cimeira da NATO". Esta reunião será a primeira da NATO nos Estados Unidos desde 1999, quando a Aliança celebrou o seu 50º aniversário em Washington.

Saiba mais sobre a NATO

O que está a acontecer na embaixada

US newsASTRONAUTA DA NASA NA UNIVERSIDADE DO MINHO

Aproveitando a recente visita de uma delegação da Universidade do Texas A&M a Portugal, a Embaixada programou o astronauta Richard M. Linnehan como orador convidado da Escola de Ciências da Universidade do Minho, para uma palestra sobre “Odisseias no Espaço”. Perante uma plateia de 400 jovens estudantes do secundário e universitário, o astronauta admitiu que, por muito que um astronauta treine ao longo dos anos, nunca fica completamente preparado para o seu primeiro voo no espaço. À comunicação social, o astronauta explicou que o turismo espacial é claramente um passo muito importante, afirmando mesmo acreditar que, dentro de 50 anos, as pessoas serão capazes de viajar entre continentes num curto período de tempo e farão férias na Lua. Para Linnehan, o próximo grande passo é a exploração de Marte e, talvez até mesmo, o seu povoamento.

Saiba mais sobre a palestra

US newsESCOLA VISITA USS BATAAN

A 24 de Janeiro, um grupo de estudantes dos 7º e 8º anos da escola pública EB 2, 3 Bento Carqueja de Oliveira de Azeméis visitou o USS Bataan. Este grupo de estudantes portugueses está a participar no projecto pioneiro English Plus, apoiado pela Embaixada dos Estados Unidos. Esta escola tem trabalhado em conjunto com a Embaixada e muito recentemente foi uma das vencedoras do concurso promovido na página do Facebook da Embaixada, sobre o “Dia de Acção de Graças”.

Visite o site do USS Bataan para mais detalhes

US newsFÓRUM LUSO-AMERICANO EM INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

A Embaixada dos Estados Unidos e a “Nova Entrepreneurship Society” da Universidade Nova de Lisboa estão a organizar uma série de videoconferências sobre Inovação e Empreendedorismo. Durante seis meses consecutivos, o programa de uma hora incidirá sobre: Ciência e Empreendedorismo Tecnológico, 25 de Janeiro e 22 de Fevereiro; Empreendedorismo Social, 28 de Março; Empreendedorismo Verde, 26 de Abril; Empreendedorismo no Feminino, 30 de Maio; Negócios online, 27 de Junho. A primeira sessão terá como orador o Dr. David Miller, General Partner da Clean Energy Venture Group, um grupo de investimento focado em empresas tecnológicas de energias limpas. O Dr. Miller faz parte do Conselho de Administração e/ou Conselho Consultivo de várias destas empresas e é um dos mentores empresariais através do Venture Mentoring Service do MIT. Com licenciatura e mestrado em Engenharia Informática pelo MIT, completou recentemente o seu doutoramento no laboratório do MIT para a Energia e o Ambiente.

Visite o nosso Facebook para mais detalhes

US newsMONICA DODI INTERAGE COM EMPREENDEDORES

Monica Dodi, empresária internacional e multilingue na área dos novos media visitará Portugal em Fevereiro para workshops nos American Corners e clubes de empreendedorismo de várias universidades portuguesas. Na vanguarda dos mundos virtuais e tecnologia de ponta, Monica Dodi tem partilhado os seus conhecimentos de marketing e empresariado com grandes organizações, tais como a MTV Europe, Walt Disney e Warner Brothers. Uma das mentoras mais procuradas e angel investor em novos projectos abrangendo os mundos virtuais, tecnologia musical, aplicações para telemóveis e meios de comunicação social, Monica Dodi promete cativar o público português.

Saiba mais sobre a Monica Dodi

US newsFIVE STAR BRASS DÁ CONCERTO EM LISBOA

Numa iniciativa conjunta da Embaixada dos Estados Unidos e da Câmara Municipal de Lisboa, o Quinteto de Metais das Forças Navais dos EUA na Europa deu um concerto em Lisboa, no dia 24 de Janeiro, junto ao Arco da Rua Augusta. Durante 45 minutos, os lisboetas poderão apreciar a música do "Five Star Brass", dirigido por Kenneth C. Collins. Tocando marchas tradicionais americanas, sucessos do Top 40, êxitos locais ou de âmbito internacional, o quinteto de metais promete encantar o público, e comprovar que a música é verdadeiramente a linguagem universal apreciada por todos.

Visite o Facebook da Banda das Forças Navais dos EUA na Europa para mais detalhes