logotipo da AAPEUA

Março de 2013

Gabinete do Embaixador
Informação Bimestral da Embaixada dos EUA em Lisboa

header

US newsMENSAGEM DO EMBAIXADOR KATZ

Promover o crescimento económico em ambos os lados do Atlântico tem estado nas manchetes no mês passado. A decisão tomada pelos líderes dos Estados Unidos e da Europa para dar início às negociações para um acordo de comércio e de investimento reflecte a convicção amplamente partilhada de que o comércio e investimento transatlântico podem ser um catalisador para a criação mútua de emprego, crescimento e aumento da competitividade. Em Portugal, como parte dos nossos esforços para apoiar o empreendedorismo e a inovação, a Embaixada convidou recentemente Giuseppe Gramigna da Administração das Pequenas e Médias Empresas dos EUA para partilhar as melhores práticas com os seus homólogos portugueses. Durante a sua estadia, também se reuniu com estudantes, pequenos empresários e representantes do sector financeiro para discutir as políticas que os governos podem usar para ajudar a promover o crescimento neste importante sector. Na mesma linha, gostaria de relembrar aos leitores que o prazo para o concurso StartMeUp para startups é já no dia 30 de Março. Estamos orgulhosos por os Estados Unidos serem o lar de muitas histórias de sucesso de startups que são agora globais; como o Facebook, que recentemente celebrou em Portugal o seu utilizador “um bilião”. Em Abril, também estará em foco a ciência e a tecnologia, com a visita de uma especialista da NASA e a segunda sessão da nossa série de "Histórias de Sucesso Portuguesas nos EUA", com João Paulo Girbal anteriormente ligado à Microsoft!

US newsPARCERIA TRANSATLÂNTICA DE COMÉRCIO E INVESTIMENTO

A 20 de Março de 2013, a Administração Obama informou o Congresso dos EUA sobre a intenção de entrar em negociações para a Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (PTCI), um acordo global de comércio e investimento com a União Europeia. O comércio e o investimento transatlântico são pilares fundamentais da economia mundial e da prosperidade da UE e dos EUA. A relação económica transatlântica já é a maior do mundo e suporta cerca de 13 milhões de empregos. É responsável por quase metade da produção mundial de bens e serviços e um terço do comércio global. O investimento dos EUA e da UE em ambas as economias totalizaram quase 3,7 triliões de dólares em 2011. Um acordo que aborde uma ampla gama de políticas bilaterais de comércio e investimento, irá gerar benefícios económicos substanciais em ambos os lados do Atlântico. A decisão de iniciar as negociações reflecte a convicção amplamente partilhada de que o comércio e o investimento transatlântico podem ser um promotor ainda mais forte da criação de emprego mútuo, crescimento e aumento da competitividade.

Saiba mais sobre esta parceria.

O que está a acontecer na embaixada
US news
Giuseppe Gramigna na Universidade de Aveiro
 

GIUSEPPE GRAMIGNA FALA SOBRE ECONOMIA E FINANÇAS

De 11 a 15 de Março, Giuseppe Gramigna, economista-chefe da Admnistração de Pequenas e Médias Empresas (SBA) dos EUA, visitou Portugal para uma série de reuniões e palestras em universidades, nas cidades de Lisboa, Aveiro, Porto e Braga. As palestras abordadaram os temas de economia e finanças, nomeadamente a crise financeira de 2008-09 e seu impacto nas pequenas e médias empresas (PMEs). Estes eventos destacaram a importância das PMEs na actual situação económica, e como estas ajudam a Europa e Portugal a superar os desafios existentes. Além do seu trabalho na SBA, Giuseppe Gramigna é também Delegado dos EUA para o grupo de trabalho da OCDE sobre as PMEs e do Empreendedorismo.

Saiba mais sobre a conferência na Universidade de Aveiro

US newsFACEBOOK CELEBRA UM BILIÃO

A 19 de Março, o Serviço Comercial dos EUA organizou um evento de promoção do Facebook na residência do Embaixador dos EUA. Mais de 250 convidados participaram na recepção que destacou a presença do Facebook em Portugal e apoiou o seu crescimento no mercado Português.

US newsESPECIALISTA DA NASA MAMTA NAGARAJA EM PORTUGAL

De 5 a 11 de Abril, a especialista da NASA Mamta Patel Nagaraja vai estar em Portugal para uma série de palestras sobre a exploração espacial, nos American Corners das universidades de Lisboa, Aveiro, Porto e Açores. Além das palestras, irá também interagir informalmente com alunos do ensino secundário em Lisboa e Porto. Mamta Patel Nagaraja é a responsável pelo projecto Women@Nasa, que visa aumentar o interesse das jovens nas áreas da ciência e tecnologia. Além disso, Mamta Nagaraja treinou pilotos na NASA e é controladora de voo certificada para o sistema de comunicações da Estação Espacial Internacional. Foi recentemente galardoada com a Medalha de Serviço Excepcional da NASA.

Saiba mais acerca de Women@NASA

US newsJOÃO PAULO GIBRAL FALA NO AMERICAN CORNER DO IST

A 15 de Abril, João Paulo Girbal estará no American Corner do Instituto Superior Técnico, como parte da série "Histórias de Sucesso Portuguesas nos EUA". A conversa será sobre "viver, estudar e trabalhar nos EUA: uma lição para os empresários em Portugal ", e terá início às 17h30. João Paulo Girbal trabalhou na Microsoft durante 16 anos, tendo sido um dos directores da Microsoft Portugal durante mais tempo. Em 2005, deixou a Microsoft para prosseguir a sua paixão pela aeronáutica, tornando-se um parceiro da Aerolazer, onde ainda trabalha hoje em dia. Também se encontra envolvido em projectos de cooperação com outras empresas de tecnologia.

Saiba mais acerca da conferência

US newsSTARTMEUP – PATROCINADO PELA EMBAIXADA DOS EUA EM PORTUGAL

A 19 de Abril, a NOVA Entrepreneurship Society e a Embaixada dos EUA vão organizar outra videoconferência como parte do concurso StartMeUp - patrocinado pela Embaixada dos EUA em Portugal. Esta sessão, dinamizada por James Green, incidirá sobre "estratégias de saída para startups", e é aberta ao público. James Green é o CEO da Magnetic desde 2011, tendo sido responsável expansão global da empresa. James Green começou no negócio do entretenimento, foi CEO de várias empresas, trabalhou com Steve Jobs, e desempenhou várias funções na área de media na Internet e negócios de publicidade. Em 2010, realizou o seu sonho de velejar à volta do mundo com a sua mulher e os dois filhos.

Aproveitamos para relembramos que o prazo para candidaturas ao concurso StartMeUp - patrocinado pela Embaixada dos EUA em Portugal é 30 de Março.

Saiba mais acerca do concurso