logotipo da AAPEUA

Março de 2012

Gabinete do Embaixador
Informação Bimestral da Embaixada dos EUA em Lisboa

header

US newsMENSAGEM DO EMBAIXADOR KATZ

Liderança. A palavra é hoje amplamente utilizada, e num largo número de sectores, mas o debate continua animado sobre quais os requisitos que fazem um líder. E talvez o motivo resida no facto de tantas competências e tão vasto conhecimento serem necessários para permitir uma boa liderança. Já todos percebemos que um líder não é aquele que grita, mas o que sabe inspirar. Ainda assim, não há uma receita única. Este mês trazemos-lhe um vasto leque de iniciativas da Embaixada que, em áreas distintas, contribuem para o debate sobre modelos de liderança. Nas finanças e comércio, passando pelo empreendedorismo, pelos desafios das mulheres e pela educação. Não de uma forma paternalista, mas partilhando os conhecimentos e as melhores práticas, de forma a aprendermos uns com os outros. Por último, mas não de somenos importância, votos de Feliz Páscoa!

 

US newsDIRECTOR DA NATO PARA A EDUCAÇÃO PARTILHA A SUA VISÃO COM OS JOVENS

A Cimeira da NATO está agendada para os dias 20 e 21 de Maio, em Chicago, Illinois. Esta Cimeira vai reflectir as decisões que foram tomadas na Cimeira de Lisboa em Novembro de 2010, dando seguimento às políticas-chave da aliança e reafirmando a ligação transatlântica. Entre 12 e 16 de Março, em antecipação da Cimeira e por iniciativa da Embaixada, esteve em Portugal Lawrence Chalmer. Especialista em assuntos da NATO, Lawrence Chalmer é o Director de programas da NATO para a educação e o Director-Adjunto do Centro de Estudos de Segurança Transatlântica, na Universidade de Defesa Nacional em Washington. Durante a sua visita de cinco dias, Chalmer deu uma série de palestras nas universidades do Minho, Aveiro, Coimbra e Açores. Lawrence Chalmer falou também na Fundação de Serralves no Porto e no Instituto de Defesa Nacional em Lisboa. A sua mensagem foi simples: a NATO é importante e cabe aos cidadãos dos países membros darem voz à organização e tornarem-se partes interessadas no seu processo.

Saiba mais sobre a NATO

O que está a acontecer na embaixada

US newsEMBAIXADOR KATZ EM DIGRESSÃO NO CENTRO-OESTE DOS EUA

Nos passados dias oito e nove de Março, o Embaixador Katz participou no Programa de Estudos Internacionais da Universidade de Missouri e do Conselho de Relações Internacionais da cidade de Kansas, para falar sobre o papel de Portugal na crise da Zona Euro, e o impacto que um possível incumprimento da Grécia teria sobre o resto do mundo. O Embaixador sublinhou as diferenças dos contextos grego e português, bem como a importância da distinção entre os dois países. Nas suas intervenções, o Embaixador Katz destacou também o papel de Portugal na NATO, bem como a continuação da cooperação militar bilateral entre os EUA e Portugal.

Saiba mais sobre as palestras

US newsSECÇÃO COMERCIAL COMEMORA O DIA DA LIDERANÇA ECONÓMICA

Para assinalar o dia da liderança económica, a Embaixada acolheu no dia 19 de Março um evento promovido pela Secção Comercial em parceria com a Câmara de Comércio Americana em Portugal (AmCham). Estiveram presentes oito empresas americanas, representando uma ampla gama de sectores industriais. O Embaixador Katz destacou a importância dos laços comerciais bilaterais e a estreita relação entre a Embaixada e a AmCham, na promoção das exportações americanas e no apoio dos interesses comerciais americanos em Portugal. O Embaixador também mencionou o próximo road show que irá decorrer de 16 a 20 de Abril nos EUA e que contará com a participação de uma delegação de empresários portugueses para promover o investimento bilateral. Diplomatas americanos informaram os membros da AmCham das iniciativas promovidas pela Embaixada nas áreas económica e comercial, em apoio da Agenda de Política Económica do Departamento de Estado, e pediram feedback para melhorar a assistência à comunidade empresarial americana em Portugal.

Saiba mais sobre a Câmara de Comércio Americano em Portugal

US newsPARTILHAR ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS PARA MOTIVAR ALUNOS E PROFESSORES

Anna Uhl Chamot, Professora de Curriculum e Pedagogia na Universidade de George Washington e autora de vários livros e artigos sobre aprendizagem e estratégias educativas, estará em Portugal no próximo mês de Abril para falar na 26ª Conferência Anual da Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI). Na conferência deste ano, intitulada Professores motivados fazem a diferença, a Professora Chamot fará uma apresentação sobre os aspectos que podem condicionar o sucesso de professores e alunos de línguas estrangeiras. A conferência decorrerá em Coimbra de 27 a 29 de Abril. A Professora Chamot falará também na Universidade do Porto, no dia 26 de Abril, e na Escola Secundária Padre Alberto Neto em Queluz no dia 30 de Abril.

Saiba mais sobre a Conferência da APPI

US newsPERITO DA SECURITIES AND EXCHANGE COMMISSION ENCONTRA-SE COM UNIVERSITÁRIOS

Sob os auspícios do programa American Corners, a Embaixada traz a Portugal Sherman Boone, entre 17 e 20 de Abril, para uma série de palestras em universidades portuguesas. Sherman Boone é Director-Adjunto do Gabinete de Assuntos Internacionais da U.S. Securities and Exchange Commission (SEC). Tem a seu cargo a coordenação de políticas e planeamento no que toca às relações da SEC com autoridades reguladoras e financeiras internacionais, nomeadamente o envolvimento da comissão em organizações multilaterais como a IOSCO (Associação Internacional de Reguladores), o Conselho de Estabilidade Financeira, o FMI (Fundo Monetário Internacional) e a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico). Sherman Boone falará sobre o papel do credit rating e das agências de notação financeira; processos e produtos; utilizadores e uso dos ratings; conflitos de interesse e as últimas respostas dos reguladores (nos EUA e na Europa); iniciativas multilaterais da IOSCO e Fórum de Estabilidade Financeira na sequência da crise global; e alternativas aos ratings.

Saiba mais sobre a SEC

US newsGÉNERO E HUMOR JUNTOS NO MÊS DEDICADO ÀS MULHERES

A 20 de Março, a Secção de Imprensa e Cultura lançou o programa Civil Society Voices, uma nova iniciativa bimestral destinada a aprofundar a compreensão da sociedade portuguesa, através de personalidades nacionais convidadas a falar na Embaixada sobre a sua área de especialização. Este mês, como parte de uma série de eventos ao abrigo do Federal Women’s Program e comemorando o Mês da Mulher, a socióloga portuguesa e investigadora Maria Filomena Mónica falou sobre as mulheres na sociedade portuguesa. A autora de Vida Moderna, Cenas da Vida Portuguesa, Bilhete de Identidade, Autobiografia e Nós, os Portugueses, fez uma apresentação interessante e divertida, abrangendo vários períodos culturais e históricos.

Saiba mais sobre o Women’s History Month