logotipo da AAPEUA

Setembro / Novembro 2018

 

Embaixador Glass encontra-se com o Ministro da Defesa João Cravinho

O Embaixador dos E.U.A. em Portugal, George Glass, teve hoje o seu primeiro encontro com o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho. O Embaixador felicitou o Ministro pelo seu novo cargo e afirmou a sua vontade de colaborar com ele para o aprofundamento das relações na área da segurança. O Embaixador elogiou a participação activa de militares portugueses em importantes missões da NATO, UE e ONU por todo o mundo. Falou ainda do compromisso dos Estados Unidos em reforçar os laços militares através da formação, exercícios e intercâmbio. O Embaixador também reiterou a importância estratégica dos Açores na segurança comum.

 

De  | 2 Novembro, 2018 

Embaixada Americana no “Prémio Traduzir”

No dia 1 de Outubro, a Embaixada Americana apoiou mais uma vez o “Prémio Traduzir”, uma iniciativa da Universidade Católica que acontece todos os anos e visa reconhecer a excelência de traduções de alunos portugueses do ensino secundário de todo o país. Esta foi a 19ª edição e contou com cerca de 900 participantes oriundos de 90 escolas de todo o país. A Embaixada apoia esta iniciativa desde a sua primeira edição com a oferta de livros aos alunos vencedores na tradução de textos de língua Inglesa. Parabéns aos alunos vencedores!

Os alunos premiados na Língua Inglesa deste ano foram Inês Martins Mota, 1º Prémio, da Escola Secundária José Gomes Ferreira,  Sara Cristina Pereira, 1ª Menção Honrosa, do Instituto Educativo do Juncal, e Nuno Manuel Honrado, 2ª Menção Honrosa, da Escola Secundária José Gomes Ferreira.

 

De  | 1 Outubro, 2018

Embaixada dos EUA acolhe reunião regional de embaixadores americanos

Nos dias 17 e 18 de setembro, o embaixador George Glass e a embaixada dos EUA em Lisboa receberam 15 embaixadores dos EUA e outros representantes de alto nível do governo norte-americano numa Reunião de Chefes de Missão da Europa Ocidental. O grupo discutiu uma série de questões, incluindo o reforço da Aliança transatlântica, o combate às ameaças híbridas da Rússia, e a promoção da segurança energética europeia. O embaixador Glass deu as boas-vindas aos seus colegas em Lisboa e sublinhou o facto das reuniões representaram “uma importante oportunidade para partilhar informação e experiências que vão melhorar os esforços diplomáticos dos EUA na promoção de ainda mais segurança e prosperidade para os Estados Unidos e os nossos parceiros europeus”.

Entre os oradores convidados estiveram o Presidente do Eurogrupo e ministro das Finanças, Mario Centeno, bem como o director-geral eleito da Organização Internacional para as Migrações, António Vitorino, com quem os embaixadores discutiram o desafio da migração europeia. Dos Estados Unidos, representantes do Conselho de Segurança Nacional e dos Departamentos de Estado, Energia, Defesa e Comércio também fizeram apresentações para o grupo.

 

De  | 18 Setembro, 2018

Palestra sobre o Espaço com Antigo Astronauta da NASA Don Thomas

O antigo astronauta da NASA Donald A. Thomas esteve em Portugal nos dias 27 e 28 de Julho de 2018 para participar como orador convidado nas Olímpiadas Internacionais da Física, que tiveram lugar em Cascais, e num evento organizado pela Ciência Viva/ESERO Portugal, a Embaixada Americana em Lisboa e a FLAD no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva. Em ambas as participações o tópico foi a ciência e a exploração espacial, sob o título “Ultrapassar os obstáculos para chegar às estrelas!” (Overcoming Obstacles and Reaching for the Stars!) em que aproveitou para partilhar com o público detalhes das suas missões no espaço.

Don Thomas começou por trabalhar na AT&T Bell Laboratories em Princeton, New Jersey, Lockheed Engineering and Sciences Company em Houston, Texas, e em 1988 Donald Thomas entrou no Lyndon B. Johnson Space Center da NASA como engenheiro de materiais. Foi seleccionado pela NASA em Janeiro de 1990 e tornou-se astronauta em Julho de 1991. O seu último cargo foi de cientista de programas da Estação Espacial Internacional (ISS) como supervisor das experiências levadas a cabo pela NASA na ISS. Donald Thomas saiu da NASA em Julho de 2007 para se dedicar a interesses privados. Ele é astronauta, cientista, orador profissional e autor do livro “Orbit of Discovery” no qual narra como foi a sua missão STS-70 a bordo da nave espacial Discovery.

A sessão no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva foi casa cheia. Houve transmissão live streaming para os muitos que não conseguiram estar presentes.

 

De  | 28 Julho, 2018