logotipo da AAPEUA

29 de Maio de 2018

Discurso de António Neto da Silva – Presidente da AAPEUA, no Almoço-Conferência com a presença do Senhor Dr. António Costa, Primeiro Ministro de Portugal.

 

Boas vindas ao Senhor Primeiro Ministro pelo Presidente da AAPEUA – Associação de Amizade Portugal-EUA – Lisboa, Hotel Marriott, 29 de Maio de 2018.

Senhor Primeiro Ministro, Dr. António Costa

Quero começar por lhe agradecer, em nome da Associação de Amizade Portugal-EUA, o facto de ter conseguido encontrar, na sua preenchidíssima Agenda, este tempo para estar connosco. Levo este seu gesto também a título de consideração pessoal e disso nunca me esquecerei.

A Associação de Amizade Portugal – EUA foi fundada no dia 11 de Setembro de 2002, precisamente 1 ano a pós o 11 de Setembro. Este foi um sinal político que quisemos dar. Mostrar aos EUA, País que é o pilar da democracia, que cidadãos Portugueses estavam solidários e ao seu lado na luta pela defesa da nossa Civilização.

A Missão central que nos move na AAPEUA é o estreitar dos laços entre Portugal e os EUA, no âmbito da Sociedade Civil, e a sensibilização dos Portugueses para o conhecimento mais aprofundado dos grandes princípios que norteiam a Constituição Americana. Defesa da Liberdade, da Tolerância, da Solidariedade, da Democracia. Um País que, devido ao seu poderio tecnológico, militar e económico é o pilar da defesa da nossa civilização, que, nos tempos que hoje vivemos é necessário defender. E a certeza de que as Instituições Americanas são tão fortes, os pesos e os contrapesos tão eficazes, que nenhuma pessoa por si só pode alterar, com caracter duradouro, os princípios inscritos pelos Pais Fundadores.

Continuamos a mostrar a nossa solidariedade aos Americanos e a nossa confiança em que este guardião da Civilização Ocidental garantirá que forças que pretendem fazer renascer sociedades de Partido Único ou Sociedades Totalitárias ou Sociedades onde religião e Estado estejam fundidas, não dominarão a Nova Ordem Internacional que está, caoticamente, em construção. Connosco também, os EUA são o País garante de que as nossas mulheres, as nossas filhas, as nossas netas não serão tratadas como coisas ou puros objectos mas que continuarão a ser as nossas metades no caminho que, juntos, percorremos.

Podemos ter preocupações de curto prazo sobre a condução momentânea da política Americana. Mas não temos dúvidas de que os EUA são o garante maior da nossa civilização, que queremos preservar.

É por tudo isto que a Associação de Amizade Portugal-EUA existe. Obrigado por estar connosco.